Onde Passear – MAM Bahia
A dica de passeio é o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) localizado no Solar do Unhão. Complementando informações do blog de ontem, o MAM tem em seu acervo, pinturas, esculturas - também distribuídas pela área externa -, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Carybé e Mário Cravo e a estrutura do museu possui espaço com serviços de conservação, restauro e museologia, 8 salas de exposição, teatro, biblioteca e uma oficina de arte com cursos abertos de pintura, gravura, cerâmica e escultura.
Para fechar a visita ao museu, resta uma ida à Bahia Marina para apreciar a vista da Baía de Todos os Santos ao pôr-do-sol, no Café do Forte ou no Acqua Café, por exemplo.
Rubem Valentim
Até o dia 12/02 está acontecendo no MAM exposição de obras do pintor Rubem Valentim (1922-1991) que contribuiu para a renovação do panorama cultural baiano e que, a partir de 1966, já morando em Brasília onde se radicou, passou a desenvolver uma linguagem vinculada aos valores míticos da cultura afro-brasileira.
Suas idéias, algumas expostas abaixo, contextualizam seus quadros de traços geométricos e simétricos que podem ser vistos no clip a seguir:
“- Busco uma linguagem poética, contemporânea e universal. Um caminho voltado para a realidade cultural profunda do Brasil - para suas raízes - mas sem desconhecer ou ignorar tudo o que se faz no mundo.
- Favorável ao intercâmbio cultural intensivo entre todos os povos e nações, sou, entretanto, contra o colonialismo cultural sistemático e o servilismo.
- A iconologia afro-ameríndia-nordestina-brasileira está viva. É uma imensa fonte - tão grande quanto o Brasil - e devemos nela beber, com lucidez e grande amor.
- O que eu quero é estabelecer um design (Riscadura Brasileira), uma estrutura apta a revelar a nossa realidade.”
Capoeira
O blog já mostrou a música da capoeira, descreveu o berimbau e suas origens e agora mostra a luta-dança, em clipe postado por teimosia com os mestres Nô e Lua de Bobó jogando:
Marcela Bellas
Música “Alto do Coqueirinho” – vídeo oficial da cantora –, do disco “Será Que Caetano Vai Gostar?”. Para quem não sabe, Alto do Coqueirinho é um bairro de Salvador e a música faz uma sátira, traduzindo o nome do bairro para o inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário