quinta-feira, 11 de julho de 2013

IBGE - Informações Sobre Países - Banco Mundial - FMI - Produto Interno Bruto (PIB)


IBGE – Informações Sobre Países


O site Paises@ do IBGE permite conhecer e comparar os países reconhecidos pela ONU, através de seus principais indicadores demográficos, sociais, econômicos, ambientais e em relação aos “Objetivos do Milênio” definidos pela ONU de redução da pobreza, atingir o ensino básico universal, igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento, até o final de 2015.

PIB - Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para isso faz-se uso de um deflator calculado pela divisão do PIB nominal pelo PIB real multiplicados por cem.

Essa página do Banco Mundial lista o PIB dos países com dados a partir de 1980, indicando através de gráfico a variação ao longo do tempo. Os widgets também são elaborados com os dados do Banco Mundial, se referem a dados do PIB por país, “Desemprego” e “Percentual da população que vive nas maiores cidades” no Brasil e no mundo e são exemplos da imensa quantidade de informações disponíveis. 




Data from World Bank




Data from World Bank




Data from World Bank

PIB – FMI


A página do site do Fundo Monetário Internacional mostra em mapa a evolução do produto interno bruto internacional – mercados emergentes, economias avançadas e mundo – com previsão até 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário