sexta-feira, 1 de novembro de 2013

HP 12C Online - Matemática Financeira





HP 12C e Matemática Financeira

A HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros que utiliza o método RPN ou Notação Polonesa Inversa que permitiu uma linha de raciocínio mais direta durante a formulação, melhor utilização da memória e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras com sinais distintos para entrada e saída de recursos.

A calculadora, lançada em 1981, também permite que se instalem programas para séries de cálculos repetitivos e equações. A online acima, faz as operações da convencional e, dessa forma, resolve os problemas clássicos da matemática financeira, ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.


Referente ao tema desta postagem, incorporei três pdf: Curso Básico de Utilização da Calculadora HP 12C; Matemática Financeira – Conceitos Básicos; e o Manual da HP 12C, em português.

Nota: Para uso do Excel aplicado às finanças, tem o “Matemática Financeira no Excel” da Universidade de Mato Grosso. A versão da planilha eletrônica é a 2003. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário