quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jogo de Xadrez - Suporte Para Rede - Dica de Filme

 

clip_image002

Xadrez

É um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento. É um dos jogos mais populares do mundo e há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez, destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo.

Elementos do jogo de xadrez

Tabuleiro - Tem 64 casas (8x8) de cores alternadas divididas em casas, colunas, fileiras e diagonais. Deve ser posicionado com a primeira casa branca à direita.

Objetivo - É a jogada que se generalizou chamar de xeque-mate representando uma posição em que o rei não pode ser defendido.

Movimento das Peças 

O Rei move-se para todos os lados, uma casa de cada vez. A Rainha, peça mais poderosa do jogo de xadrez, pode ser movida nas horizontais, verticais e diagonais, semelhante aos movimentos do rei, com a diferença de poder deslocar-se quantas casas se quiser. A Torre tem o movimento nas horizontais e verticais quantas casas tiver à disposição. Os dois Bispos, um fica na casa branca e o outro na casa preta, podem andar quantas casas for possível. Os dois Cavalos andam em ‘L’ de quatro casas, contando a casa em que está como 1, a seguinte 2, a outra como 3, formando uma reta e virando para a direita ou esquerda para a 4ª casa. Os oito Peões movimentam-se de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poderá andar duas casas de uma só vez. O peão captura na diagonal no raio de uma casa.

Principais Situações do Jogo de Xadrez

Xeque - É quando o rei encontra-se ameaçado, mas pode defender-se.

Xeque-mate - Quando o rei está ameaçado e sem defesa. É o fim da partida.

Dica: No posicionamento do tabuleiro, a primeira casa branca fica à direita, como pode ser visto no jogo online disponível na página Passatempos aqui do Dica-da-Hora.

Para quem está querendo aprender o jogo, aqui está uma vídeo aula:

 

Aula de Xadrez

Suporte para Rede

Modelo desmontável de suporte para rede da marca Strathwood com sacola para embalar, o que possibilita levar para parques e outras áreas. É vendido nos EUA.

image

Dica de Filme

SCF

Solteiros com Filhos - Julie e Jason são os melhores amigos um do outro e queriam muito ter um filho. Só que eles não curtem nem um pouco a confusão que as crianças trazem para os casais. Para isso, a solução encontrada pela dupla foi dar andamento a esta "produção", mantendo apenas a grande amizade existente entre os dois e recorrendo aos amigos para ajudar na empreitada. EUA. 2011. 107 min. Comédia. Censura: 14 anos.

Com Quem? Jennifer Westfeldt, Adam Scott, Megan Fox, Chris O'Dowd… e direção de Jennifer Westfeldt.

 

Solteiros Com Filhos–Legendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário