terça-feira, 29 de maio de 2012

O Sol - Binacional Alcântara Cyclone Space–Observatório Astronômico Antares

 

O Sol

Este vídeo foi postado em 24/05/2012 pela Nasa. Nele foi aplicado processamento adicional para realçar imagens do sol gravadas durante 24 horas em 25/09/2011. Embora não tenha valor científico, conduz a uma maneira bonita, nova de olhar o sol. Os frames originais estão no comprimento de onda de 171 Angstrom do ultravioleta extremo. Este comprimento de onda mostra o plasma na atmosfera solar, a chamada corona, com temperatura ao redor de 600.000° Celsius.

 

Imagens do Sol

image Para visualização em sistemas Android, clique no botão.

Binacional Alcântara Cyclone Space Brasil-Ucrânia

O Centro Espacial de Alcântara (CEA) localiza-se próximo à cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão e da cidade histórica de Alcântara. As coordenadas geográficas são 2o18’ S e 44o 22’ W. As condições climáticas da região são favoráveis e caracterizadas por duas estações bem definidas: uma estação chuvosa de janeiro a junho e uma estação seca de julho a dezembro. A média anual de temperatura é 26,5 graus e o vento sopra predominantemente do leste com velocidade média de 12 m/s.

O Centro Espacial pode ser dividido entre o sítio de lançamento do Cyclone-4, sob a responsabilidade da ACS e um conjunto de estruturas de infraestrutura geral, sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira.

Veículo Lançador Cyclone 4 - Atualmente, o escritório de engenharia ucraniano Yuzhnoye trabalha em um novo veículo da série Cyclone a ser comercializado com exclusividade pela ACS, o Cyclone-4. A série de foguetes Cyclone é uma das mais bem sucedidas séries de foguetes já desenvolvidas, com apenas seis falhas em 226 lançamentos. A série Cyclone tem as operações de pré-lançamento automatizadas, aumentando a segurança do lançamento e reduzindo a quantidade de pessoal necessário à operação de lançamento.

Ainda em 2012 é possível que seja lançado pela primeira vez em solo brasileiro um foguete com um satélite a bordo, resultado de uma parceria que começou em 2003. O Cyclone-4, foguete de fabricação ucraniana, deve ser lançado a partir da base de Alcântara (MA). Se o lançamento tiver sucesso, contribuirá para aumentar o conceito do Brasil e da Ucrânia no cenário espacial global.

 

Cyclone 4

image Para visualização em sistemas Android, clique no botão.

Infraestrutura Geral do Centro Espacial - A infraestrutura geral é composta por um aeroporto, um setor de comando e controle (SCC) e um setor administrativo. Também possui estradas e contará com um porto marítimo cujo projeto está em andamento.

O SCC é formado pelo centro técnico, uma estação meteorológica, uma estação de rastreamento por radar, uma estação de telemetria e sistemas de apoio.

A estação de telemetria possui antenas destinadas à aquisição e transmissão e equipamento para o tratamento e gravação de dados. Essa estação é responsável por captar os sinais contendo as informações sobre o estado de funcionamento dos sistemas dos veículos lançadores e dos satélites embarcados.

A estação de meteorologia coleta e processa as informações meteorológicas locais sendo responsável por fornecer dados climatológicos em tempo real de velocidade e direção do vento e condições do ar em diferentes altitudes durante as operações de lançamento.

A estação de rastreamento utiliza radares de proximidade e de precisão para rastrear os veículos lançadores. A estação utiliza ainda dados de rastreamento proveniente de um radar no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) a cerca de 1100 km do SCC em Natal. Os dados obtidos são processados pelo Centro de Tratamento de Dados de Localização (CTDL) para determinar a trajetória do veículo lançador.

O aeroporto possui uma pista com 2.600 metros de comprimento e 45 metros de largura e é capaz de receber vários tipos de aeronaves, incluindo aeronaves de transporte pesado como Antonov e Boeings 747. O setor administrativo conta com acomodações, um hospital, restaurantes e prédios de uso geral.

O sítio da ACS é formado por dois complexos de construções chamados de complexo técnico e complexo de lançamento.

Os prédios mais importantes do complexo técnico são: prédio de montagem, integração e testes do veículo lançador; prédio de montagem, integração e testes do satélite; prédio de processamento do veículo elevador; prédio de armazenamento de veículos lançadores; prédio de armazenamento de veículos de transporte.

Os prédios mais importantes do complexo de lançamento são: edificação de lançamento; prédio de armazenamento de combustível; prédio de armazenamento de oxidante.

A edificação de lançamento é constituída pela mesa de lançamento onde o foguete é acomodado para o lançamento, um canal para escoamento dos gases em alta pressão e temperatura proveniente dos motores do veículo lançador e por salas subterrâneas onde um sistema de refrigeração e abastecimento do propelente e o sistema de refrigeração da carga útil estão instalados.

Os prédios de armazenamento de combustível e oxidante armazenam propelente suficiente para um lançamento.

 

Cyclone 4–Sítio de Lançamento

image Para visualização em sistemas Android, clique no botão.

Observatório Astronômico Antares

O Observatório Astronômico Antares está situado próximo ao campus universitário da UEFS e foi inaugurado por Augusto César Pereira Orrico em 25 de Setembro de 1971 na cidade de Feira de Santana, município que integra o Território de Identidade "Portal do Sertão". Posteriormente, em 28 de Agosto de 1992, foi incorporado à UEFS na condição de Unidade de Desenvolvimento Organizacional, ligada diretamente à administração superior (reitoria e vice-reitoria) da Universidade. Apesar de todas as dificuldades inerentes à uma instituição pública, o Observatório Astronômico Antares cumpriu e vem cumprindo ao longo dos 40 anos de funcionamento, seu papel no ensino, na pesquisa e na divulgação desta ciência, contribuindo desta forma para o avanço científico-cultural do Estado da Bahia.

Cúpulas Abertas - Terças e Quintas Astronômicas
Local: Observatório Astronômico Antares
Horário: 18:30h - 21:00h

Website: http://www2.uefs.br/antares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário