sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Passado, Presente e Futuro–Filme e Documentários

rio02

As Cidades se Transformam – Passado, Presente e Futuro

Encerrando-se os Jogos de Londres 2012, certamente ficarão mais em evidência as providências e os esforços na cidade do Rio de Janeiro em relação a proporcionar o ambiente adequado para a próxima Olimpíada, o que se somará ao acompanhamento dos preparativos que estão ocorrendo em cidades brasileiras por conta da Copa de 2014. Várias das ações previstas se tornam particularmente importantes porque influenciarão no funcionamento futuro das cidades.

A rápida reflexão acima, sobre mudanças urbanísticas organizadas e suas consequências, me proporcionou um pano de fundo ao ler o editorial da extinta revista O Cruzeiro, de 10 de novembro de 1928. Disponível na internet através do site memóriaviva.com.br, o artigo tratou do projeto para o Rio de Janeiro dos anos 1950 e tem trechos como:

rio01

“Cedi pois, sem constrangimento, ao pedido dos diretores da “Cruzeiro” para transmitir a impressão que trouxe daquella visita ao Rio de Janeiro de 1950, ao Rio de Janeiro de nossos filhos e nossos netos.

“Indubitavelmente o plano … constituirá um forte e nobre élo entre a geração de hoje e as gerações vindouras… desenvolvendo a consciencia social do povo, fortalecendo enfim a alma brasileira.”

“A confiança que o povo brasileiro tem no porvir… se alicerça na razão, nos factos, nos ensinamentos da Historia, na analyse do passado.”

“Eis porque o projecto em elaboração cogita já das ligações que um dia terão de ser feitas entre o Rio e Nictheroy, entre o Rio e a Ilha do Governador, ligações intelligentemente articuladas… que se estenderão até aos suburbios extremos da cidade e as grandes ruas que communicarão os arrabaldes e bairros entre si.”

Como escrito pelo editorialista, “não cuidarei de esmiuçar”, no meu caso, o assunto, mas relato que aproveitei bastante a visita eletrônica que fiz e a volta ao passado que a digitalização pode proporcionar.

Dicas de Filmes

Qualquer Gato Vira Lata – Filme Completo

qqgato

Do que se trata? O filme acompanha um triângulo amoroso em que Tati, uma jovem abandonada pelo namorado, Marcelo, busca ajuda com Conrado um cético professor de biologia. Assim, Conrado sugere uma mudança de comportamento para que Tati possa reconquistar Marcelo. Tudo vai bem até que o professor também se apaixona por ela. Comédia. Brasil. 2011. Censura: 12 anos.

Com Quem? Cléo Pires, Dudu Azevedo, Malvino Salvador, Rita Guedes... e direção de Tomas Portella.

 

Qualquer Gato Vira Lata – Filme Completo

Mariguella - Documentários

Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre 1930 e 1969 e no filme de Isa Grispum Ferraz, sua sobrinha, é visto também como o mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol. Documentário. Brasil. 100 min. Narração: Lázaro Ramos. Música tema: Mano Brown. Censura: Livre. Lançamento em 10 de agosto de 2012 nos cinemas do Rio, São Paulo, Brasília e Salvador.

Sobre Mariguella existe também esse outro documentário, produzido e realizado por Sílvio Tendler e apresentado na íntegra.

 

Marighella – Documentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário