quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jogo de Damas-INPC/IPCA-Oração da Serenidade-Joss Stone


clip_image002
Jogo de Damas
Damas é um jogo de tabuleiro que no Brasil e em Portugal é disputado em um tabuleiro de 64 casas (8 por 8) e em outros países usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10).
Como Jogar Damas – As partidas são entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas e têm como objetivo capturar ou imobilizar as peças do adversário. O tabuleiro deve ser posicionado com a primeira casa à direita na cor branca. As pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras. Cada pedra movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez. Uma pedra captura a peça contígua do oponente movendo-se para frente e, em caso de sequência, a partir da segunda, para frente e/ou para trás. A pedra que parar na oitava casa adversária será promovida a ‘dama’, peça de movimento mais amplos que a simples pedra. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor. A ‘dama’ move-se para trás e para frente em diagonal e pode capturar outra peça em movimento também para a frente e para trás. Captura-se uma pedra quando na casa contígua a uma pedra houver uma peça adversária, com uma casa imediata vaga, na mesma diagonal.
Dependendo da região e do país, podem variar as regras sobre formas de captura e movimento da ‘dama’.
INPC
O IBGE divulga hoje em seu site o INPC do mês de passado. O quadro Variação dos Indicadores disponível na página inicial do Insituto apresenta informações referentes ao INPC e outros índices, na forma de gráficos, além de acesso rápido à página da pesquisa.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC 
O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência. A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco) salários-mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões; a do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões. Também são produzidos indexadores com objetivos específicos, como é o caso atualmente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E. A partir do mês de maio de 2000, passou a disponibilizar através da Internet o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 - IPCA-15. Outros índices foram divulgados nos seguintes períodos: Índice de Preços ao Consumidor - IPC (março de 1986 a fevereiro de 1991); Índice de Reajuste de Valores Fiscais - IRVF (junho de 1990 a janeiro de 1991); Índice da Cesta Básica - ICB (agosto de 1990 a janeiro de 1991); Índice de Reajuste do Salário-Mínimo - IRSM (janeiro de 1992 a junho de 1994); Índice Nacional de Preços ao Consumidor Especial - INPC-E (novembro de 1992 a junho de 1994); Índice de Preços ao Consumidor série r - IPC-r (julho de 1994 a junho de 1995). A pesquisa foi iniciada em 1979. Periodicidade: Mensal. Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.
Tabelas do INPC e do IPCA - No endereço eletrônico a seguir, estão disponíveis as tabelas atualizadas de comparação dos resultados do mês por região, variação por região e pelos grupos alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação do último mês do INPC e IPCA, além da série histórica desses índices e das variações percentuais no mês, últimos três meses, últimos seis meses, ano em curso e no acumulado de 12 meses.
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/ipca/defaultinpc.shtm
Oração da Serenidade
Essa oração é tida como uma das três orações favoritas junto com a Oração do Pai Nosso e a Oração de São Francisco. Não há certeza sobre a origem da oração, sendo ela atrbuída aos antigos gregos, ou um poeta anônimo inglês e ainda a um oficial da marinha americana. Também foi tido como autor Reinhold Niebuhr. O fato é que ela é repetida milhares de vezes por dia e tem um trecho que, em especial, penso que possibilita uma positiva reflexão:
Concedei-me Senhor a Serenidade
Para aceitar as coisas que não posso mudar.
Coragem para mudar as coisas que posso
E Sabedoria para discernir a diferença.
Viver um dia de cada vez;
Aproveitar um momento de cada vez.
Carpe Diem.
Joss Stone – Right To Be Wrong

“Right To Be Wrong”–Joss Stone

Nenhum comentário:

Postar um comentário