quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Acesso Livre na Internet–Relaxamento–Filme/Curta


sun

www.dominiopublico.gov.br – Site que disponibiliza conteúdo digitalizado de obras que já caíram em domínio público. Nos tipos de mídia inclui texto, som, imagem e vídeo. 137.182 itens de texto nos mais diversos gêneros, 5.950 arquivos de imagens, 687 de som e 864 vídeos.

Tem como missão: “um ambiente virtual que permite a coleta, integração, preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

http://archive.org/ - Internet Archive fornece livre acesso para vídeos, textos, áudios, notícias, reportagens, softwares e páginas web. A quantidade de dados é imensa e, como exemplo, eles tem catalogadas 2 bilhões de páginas web em todo o mundo e 350.000 materiais transmitidos pela TV. Uma forma interessante de pesquisa é o que denominaram de Máquina do Tempo, página web onde ao digitar um endereço de internet (URL) acessa-se o que já foi publicado.

Conforme consta no site, a proposta é construir uma biblioteca digital de sites de internet e outros artefatos culturais na forma digital. O acesso ao ambiente é irrestrito.

Relaxamento e Meditação - O que não falta na internet são sites com técnicas de relaxamento e meditação visando reduzir o estresse, induzir o sono, melhorar o aprendizado e até para bebê dormir, além do relógio de cristais que refletem maravilhas, felicidade e beleza.


Em minha opinião, uma boa forma de relaxar é ouvindo certo tipo de música. Com um pouco de predisposição e em um ambiente razoavelmente adequado, é possível o relaxamento com a ajuda de músicas que ajudam a escapar para um estado de tranquilidade mental que induz o sono e o bem estar.

No Youtube existem muitas opções de vídeos que visam proporcionar um estado de relaxamento (chill out) mental e ser indutor para quem medita. Eu selecionei 2, sendo um com música e imagens e outro só de músicas, este de maio de 2011 e que já tem mais de 11 milhões de acessos.



 



A Inocência dos Muçulmanos - Depois de relaxar fica mais fácil assistir a Innocence of Muslims, de Sam Becile, disponível no Youtube (e também no Internet Archive) desde a semana passada. Muito ruim tanto em realização como em proposta, mostra Maomé como um homem problemático, para dizer o mínimo. É insultuoso à religião, pelo menos é como eu julgo, mas, não fosse o ambiente de radicalização religiosa e de minorias dispostas a ações violentas, como existe atualmente nos países árabes, não mereceria resposta e pouco repercutiria. Aliás, ninguém assistiria a não ser quem fez ou, eventualmente, quem dele participou.

Esta cópia tinha ultrapassado 13,5 milhões de visualizações no dia 25/09.


 










Nenhum comentário:

Postar um comentário