quinta-feira, 5 de abril de 2012

Horta-Maria Bethânia

 

Horta Caseira

Organizar uma horta numa área disponível em casa pode ser uma atividade prazerosa, relaxante, desestressante, revitalizante e cujos resultados contribuem para uma alimentação mais saudável. Esse é o meu pensamento ao iniciar a minha horta caseira, aproveitando o fim de semana esticado.

Localização - O local apropriado para o cultivo das hortaliças deve apresentar as seguintes características: terreno plano; terra revolvida (“fofa”); boa luminosidade e voltada para o nascente; disponibilidade de água para irrigação e sistema de drenagem, por exemplo, canaletas; longe de sanitários e esgotos; isolado com pouco trânsito de pessoas e animais.

Ferramentas - Algumas ferramentas para o preparo da terra e plantio das hortaliças: enxada, utilizada para capinar, abrir sulcos e misturar adubos e corretivos como serragem à terra; enxadão, para cavar e revolver a terra; regador, para irrigar a horta; ancinho, para remover torrões, pedaços de pedra e outros objetos, além de nivelar o terreno; sacho, enxada menor que serve para abrir pequenas covas, capinar e afofar a terra; carrinho de mão, para transportar terra, adubos e ferramentas.

Preparo do Canteiro - Deve-se limpar o terreno com auxílio de uma enxada, revirando a terra a uns 15cm de profundidade. Com o ancinho, desmanchar os torrões, retirando pedras e outros objetos, nivelando o terreno e iniciando a demarcação dos canteiros com auxílio de estacas e cordas com a dimensão de 1,20m x 2 a 5m e espaçamento de um canteiro a outro de 50cm. Para correção do solo, se necessário, podem ser utilizadas cal hidratada ou serragem.

Adubação - Pode ser usado adubo natural resultado de procedimentos específicos com resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos, restos de cultura, cascas e polpas de frutas, pó de café, folhas, esterco e outros.

Preparo das Covas - As covas devem ser feitas com antecedência, no mínimo, 18 dias antes do plantio ou transplantio, com espaçamento entre as covas variando de acordo com a hortaliça a ser plantada. As covas deverão ter a seguinte dimensão: 20x20cm ou 30x30cm de largura e 20 a 30cm de profundidade.

Época de cultivo de algumas hortaliças

Culturas definitivas Melhor época de plantio Colheita Espaçamento (cm)

        Abóbora                   Julho a novembro                  5 a 6 meses 200 x 200

       Acelga                      Abril a agosto                          60 a 70 dias 40 x 40

       Beterraba                Maio a setembro                      75 a 90 dias 30 x 30

       Cenoura                  Maio a julho                            80 a 90 dias 20 x 10

      Feijão                       Agosto a maio                         40 a 60 dias 40 x 15

      Rabanete                 Todo o ano                               30 dias 20 x 5

Culturas de transplante

     Alface                       Todo o ano                              60 a 80 dias 30 x 30

    Berinjela                   Setembro a dezembro            120 a 130 dias 50 x 60

    Cebola                       Março a junho                       170 a 180 dias 15 x 20

   Tomate                      Agosto a dezembro                4 meses 80 x 50

Cuidados com a Horta- A horta deve ser regada duas vezes ao dia, mas isso varia de região para região, pela diferença de clima entre elas. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser mantida limpa, as ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a qualidade da terra e das hortaliças.

Higiene Fundamental no Preparo das Hortaliças- É importante observar algumas regras básicas de higiene: as hortaliças, que serão comidas cruas, devem ser lavadas em água filtrada ou fervida e, em seguida, mergulhadas num recipiente com vinagre (1 litro de água para 1 colher de sopa de vinagre) por 15 minutos. Depois de tirá-las do vinagre, lave novamente na água filtrada ou fervida; antes de cortar as hortaliças, é necessário que você também lave corretamente as mãos para retirar a sujeira que está nelas, principalmente, entre os dedos e nas unhas; as hortaliças devem ser mantidas longe de insetos, animais, poeira e fumaça e também dos produtos químicos que podem provocar intoxicação.

Fonte: www.turminha.mpf.gov.br/para-o-professor/.../Manual-da-horta.pdf

Maria Bethânia

Reconvexo, de Caetano Veloso, do dvd “Tempo, Tempo, Tempo”:

 

Maria Bethânia-“Reconvexo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário