sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ilha de Itaparica-Churrasco Argentino-Molho Chimichurri-Diogo Nogueira

 

Itaparica

Ilha de Itaparica

Itaparica está localizada na Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia e é dividida em dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Tem mais de 36 quilômetros de comprimento e 146 quilômetros quadrados de superfície. Em língua tupi, a expressão itaparica significa "cerca de pedra" ou "mata do canal de pedra", através da junção dos termos itá ("pedra"), pari ("canal para apanhar peixes") e ka'a ("mata").

Itaparica foi palco de importante batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823 e foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu. Em 8 de Agosto de 1833 a ilha foi emncipada de Salvador, tendo sido elevada a cidade em 30 de julho de 1962.

Itaparica é considerada uma das mais belas ilhas do litoral brasileiro. Sua costa, em grande extensão, é cercada por recifes de corais, denominados ‘Recifes das Pinaúnas’, que se prolonga de Bom Despacho até a Ponta de Aratuba. Distante 14 quilômetros de Salvador, fica a 45 minutos de Salvador por balsa ou pelo sistema de transporte marítimo de Mar Grande e está ligada ao continente, no extremo sudeste (Estreito do Funil), pela ponte João das Botas via BA-001. É, também, a única estância hidromineral à beira-mar das Américas. Sua água é carbonatada e sulfatada com boa dose de ácido carbônico, tendo poder digestivo e diurético, sendo recomendada para problemas no fígado e no baço.

A maior das 56 ilhas da Bahia de Todos os Santos possui mais de quarenta quilômetros de praias com águas com temperaturas médias de 23,5º C. Entre Itaparica, sede do município e Cacha Pregos, pontos extremos da costa da ilha, existem praias belíssimas com ótimas condições para banho e segurança. Uma linha de recifes serve de quebra-mar, formando um viveiro natural de polvos e mariscos e proporcionando praias com mar tranquilo.

Itaparica dispõe de boa e diversificada infraestrutura de lazer que inclui passeios de barco e pára-quedismo.

Fogão Coleman 2

Fogão Coleman

O fogão Coleman, que utiliza gasolina, é produzido desde a década de 1920, nos EUA. Atualmente é vendido em diversas partes do mundo a consumidores satisfeitos com o desempenho e a durabilidade de 20 anos ou mais.

Idealizado para uso ao ar livre, em acampamentos, na praia, eventos, piqueniques, atende também a necessidades emergenciais e é complementar em áreas como churrasqueiras e varandas. O fabricante Coleman tem uma extensa linha de produtos para camping vendidos no Brasil.

Características do fogão Coleman, na versão a fluido ou gasolina, vendido nos EUA:

  • Utiliza fluido Coleman ou gasolina sem chumbo;
  • 2 aquecedores de alta performance;
  • Proteção contra ventos;
  • Autonomia de 2,3 horas em potência máxima;
  • Garantia de 5 anos;
  • Preço: US$ 135.00.

220px-Costela_no_Fogo

Churrasco Argentino

A carne bovina faz parte da vida diária na Argentina. Os argentinos comem carne bovina como empanada, frita, enrolada, recheada, em fatias, combinada com passas, azeitonas e , em especial, diretamente da parilla, ou grelha, como parte do asado argentino, ou churrasco em português.

Acostumados aos rodízios, os brasileiros estão conhecendo a forma argentina de se servir costela, contrafilé e outras carnes nobres. O bife argentino é relativamente magro, com sabor pronunciado, atribuído ao fato de o gado se alimentar de relva enquanto caminha em enormes extensões de terreno, ao invés de ser engordado com rações e hormônios de crescimento.

Outra característica que contribui para a qualidade da carne é que o boi lá não faz tanto esforço, por pastar em terras planas e, com isso, desenvolve uma carne com mais gordura, menos músculos e mais macia.

Também distingue os argentinos dos brasileiros, quando o assunto é churrasco, a preferência dos nossos vizinhos pelo vinho Malbec, enquanto nós casamos a carne de gado à cerveja.

Preparo do Bife de Chorizo - O bife de chorizo é um corte argentino, hoje também apreciado pelos brasileiros, tirado da peça que conhecemos como contrafilé. São postas grossas, pesando cerca de 450g cada uma que têm como característica mais importante, para que o bife esteja saboroso e macio,nunca estar além do ponto. Quanto à maneira de temperar, usa-se apenas sal grosso antes de levá-la à grelha. À mesa, pode-se escolher entre vários tipos de acompanhamentos para complementar o tempero no próprio prato. Receita do Bife de Chorizo:

Ingredientes

• 1 bife de chorizo - corte transversal do contrafilé com cerca de 3,5cm de espessura e pesando aproximadamente 450g

• 1 colher de sopa de sal grosso

Modo de Preparar

O bife de chorizo tem de ser cortado de uma peça de contrafilé com boa apresentação, cobertura uniforme de gordura e totalmente descongelada.Corte as postas somente na hora em que for usar e tempere-as com o sal grosso espalhado em ambos os lados. Na hora de assar leve à grelha pré-aquecida a uma distância de 25 cm do braseiro forte e deixe durante 8 minutos de cada lado. Vire uma única vez. Existem restaurantes que apresentam o bife de chorizo em cortesdiferentes, maiores ou menores. Há também várias maneiras de servir o bife dechorizo, uma vez que ele foi grelhado apenas com sal grosso. Pode-se servi-lo acompanhado de alho triturado e frito (alho pipoca), molho chimichurri, apenas regado com um generoso fio de azeite de oliva extravirgem, ou pincelado,enquanto está na grelha, com um galhinho de tomilho mergulhado em manteiga derretida misturada com suco de limão.

Molho ChimichurriIngredientes: 10 g de alho e cebola desidratados; 10 g de salsinha desidratada; 10 g de pimentão desidratado; 10 g de orégano desidratado; 10 g de louro; 10 g de cebolinha desidratada; 10 g de pimenta calabresa desidratada e outras pimentas a gosto; 300 ml de vinagre de vinho branco; 600 ml de azeite de oliva. Preparo: Em tigela, coloque todos os ingredientes, misture, cubra e leve à geladeira para descansar. Melhor se consumido após 2 dias.

Diogo Nogueira – “Força Maior”

The copyright in this audiovisual recording is owned by EMI Music Brasil Ltda.

 

Diogo Nogueira–“Força Maior”

Nenhum comentário:

Postar um comentário