terça-feira, 10 de abril de 2012

Parques Urbanos-Central Park-Quinta da Boa Vista-Pituaçu-Phil Collins

 

Hyde Park

Parque Urbano

É um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Eventualmente um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e esportivos e casas de espetáculo.

Destina-se ao lazer e recreação, assim como uma apropriação lúdica do espaço público. Parques são um dos componentes-chaves de uma cidade especialmente dedicada em propiciar qualidade de vida aos seus habitantese visitantes. Exemplos paradigmáticos de um parque urbano são o Central Park, em Nova Iorque e o Hyde Park em Londres (foto acima). No Brasil, exemplos de parques urbanos são o Parque Ibirapuera, em São Paulo e Parque das Dunas e Parque do Cocó, esses em capitais nordestinas.

250px-Central-Park-

Central Park

O Central Park é um grande parque com 341 hectares dentro da cidade de Nova Iorque, nos EUA e está localizado no distrito de Manhattan.

O parque existe há 150 anos e é considerado um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. Lá é possível diminuir o ritmo frenético de Nova Iorque, sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, praticar esportes e andar de bicicleta. Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anuais, foi projetado por Frederick Law Olmsted e por Calvert Vaux. Embora pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais.

O Central Park também tem outras atrações como o castelo do Belvedere, o Blockhouse que é um forte da guerra de 1812, estátuas icônicas que incluem Alice e o país das maravilhas, além de William Shakespeare, fontes e o monumento público mais velho na America do Norte: o Obelisk. Outra atração do parque é o jardim zoológico que abriga 1.400 animais de mais de 130 espécies em suas três zonas de temperatura: trópico, jardim e polar.

Complementam os equipamentos do Central Park, para os que praticam esportes, duas pistas de patinagem, uma piscina pública, campos de beisebol, quadras de tênis, entre outras áreas.

Quinta

Quinta da Boa Vista

Localiza-se no bairro de São Cristovão, na cidade do Rio de Janeiro e se constitui em um parque público de grande valor histórico. Nas dependências da Quinta estão o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o Museu da Fauna e o Museu Nacional do Brasil, instalado no local do antigo Paço de São Cristóvão, também conhecido como Palácio Imperial ou Palácio de São Cristóvão, um palácio em estilo neoclássico, utilizado no século XIX como residência pela Família Imperial Brasileira.

No antigo Palácio de São Cristóvão viveram gerações da família imperial brasileira e lá nasceram a Rainha D. Maria da Glória II, D. Pedro II e a Princesa Isabel.

O parque possui uma área de 155 mil m² quadrados, ajardinada em 1869 por projeto do paisagista francês Auguste Glaziou.

É um dos maiores parques da cidade e em seus jardins há pontes, cascatas e lagos. O Templo de Apolo, as estátuas de D. Pedro II e da Imperatriz Leopoldina e um pagode japonês estão entre as obras artísticas lá instaladas.

350px-25-02-2009_lagoas_da_cidade_de_salvador_bahia_011

Parque de Pituaçu

O Parque Metropolitano de Pituaçu tem 425 hectares e está localizado no bairro de mesmo nome. Foi criado 1973, sendo a maior reserva ecológica da capital da Bahia. Com remanescentes de Mata Atlântica, é fonte de lazer com sua fauna e flora diversificadas, além da beleza da Lagoa de Pituaçu. Na área do parque foram plantados exemplares de pau-brasil, aroeira, cedro e ipês roxo e amarelo, visando a repor a área da mata perdida.

Além do lazer propriamente dito, dentro do parque são praticados esportes como caminhadas e ecoturismo, além de moutain bike na ciclovia e em suas diversas trilhas internas.

No parque localiza-se a Lagoa de Pituaçu, a maior da área metropolitana de Salvador. Com 200 mil metros quadrados, foi formada artificialmente em 1906, com a construção de uma barragem para o abastecimento de Salvador. Hoje, a lagoa é um dos principais espaços públicos de lazer da cidade e o fornecimento de suas águas foi interrompido.

Phil Collins – “One More Night”

“One More Night”–Phil Collins

 

Central Park

Central Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário