terça-feira, 28 de agosto de 2012

Canhotos, Uni-vos!–Roger Waters

 

image

Canhotos, Uni-vos!

Sou um dos canhotos e entendo que o dia dedicado a nós teria mais sentido se houvesse um outro dedicado aos destros porque, para mim, certos e adequados nós somos, apenas especiais, talvez, assim como quem nasce com olhos castanhos em meio a uma maioria de olhos azuis ou com cabelos lisos ao invés de dominantes cabelos encaracolados.

Com essa característica específica, somos os que usam a mão esquerda para escrever, em torno de 10% da população e, se forem incluídos os ambidestros aí a proporção aumenta. Segundo estudos e levantamentos, tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam e vários se tornam craques no futebol; existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática; quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos; de modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento; o cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades; pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas; canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos; canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.

Mas, apesar de nossas qualidades, sofremos discriminação. Desde a Idade Média onde escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte, passando por canhotos sendo severamente discriminados nos séculos 18 e 19 até os dias atuais, quendo estatisticas mostram que é possível que até 2500 canhotos morram anualmente usando produtos feitos para destros, isto sem contar as dezenas de milhares de canhotos expostos ao desenvolvimento de lesões musculares e prejuízos outros no exercício de suas atividades, tudo por conta da falta de materiais e produtos desenvolvidos especialmente para nós.

Quando era um jovem estudante, convivi com a dificuldade de ter disponível material escolar específico para canhotos, inclusive cadeiras. No trabalho, fui forçado a me adaptar de forma não natural ao uso de instrumentos, equipamentos e mobiliários desenvolvidos para destros. Sem dúvida que isso pode ter forçado o uso inadequado da minha musculatura e, de modo geral, levar ao desenvolvimento de lesões. Até os veículos motorizados não incluem a opção da caixa de marchas à esquerda a fim de se adaptar ao canhoto.

O dia mundial do canhoto é 13 de agosto, estipulado por alguns canhotos e sem endosso das organizações internacionais de saúde. Para encerrar este comentário, lembro que voltando ao ambiente universitário, já na maturidade, não encontrei uma cadeira adaptada para uso por canhotos e fazer boas provas era um desafio à minha capacidade estudar para os exames, mas também para os meus ombro esquerdo e costas.

Já que a própria evolução da sociedade trouxe a preocupação e o respeito com sua minorias, está mais do que na hora que instituições como os Ministérios da Saúde, Educação e Trabalho, além do poder legislativo tratarem o tema e nos garantir direitos. Devem ter sinistromanos nas estruturas de governo que podem dar a sua contribuição e unirem-se à causa comum. Modestamente, me coloco à disposição dos que quiserem empunhar a bandeira da não discriminação à classe dos esquerdinos.

Roger Waters

Guitarrista canhoto do Pink Floyd:

 

Roger Waters–It’s a Miracle

Nenhum comentário:

Postar um comentário