domingo, 26 de agosto de 2012

“É Proibido Fumar”, o Filme–Gamão, o Jogo


É Proibido Fumar – Filme Completo

É Proibido Fumar
image
Do que se trata? Baby vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max, roqueiro que vive de tocar sambão em churrascaria, se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar. Vencedor do Festival de Brasília em 2009. Drama e romance. Brasil. Censura: 12 anos.

Com Quem? Gloria Pires, Paulo Miklos, Paulo Cesar Pereio, Marisa Orth...e direção de Anna Muylaert.


Gamão – Breve Comentário

É visto como um passatempo do qual se tira proveito prático, pois exercita a capacidade de elaborar pensamentos estratégicos, como o xadrez. Dele se diz que é "o rei dos jogos e o jogo dos reis".

O livro A Short Treatise on the Game of Backgammon, escrito por Edmond Hoyle, em 1743, apresentou uma série de estratégias, que são válidas mesmo nos tempos de hoje, porém acredita-se que a versão moderna do desenho e da movimentação das peças tenha surgido no século X. No século XX ocorreu o auge do jogo e, nos anos 1960, ocorre o primeiro campeonato mundial.

No campo do desenvolvimento da rede neural, o primeiro programa capaz de jogar o gamão e aprender com os erros foi concretizado com sucesso em 1989 por Gerald Tesauro. O sistema operacional Windows incluiu o gamão em suas primeiras versões e hoje é comum o jogo online.

Uma hipótese bastante provável para a origem do nome em inglês vem do fato de que os tabuleiros do gamão comumente serem colocados no verso do de xadrez - daí o termo backgammon que significa o jogo do verso [do tabuleiro).

No Brasil a modalidade é dirigida pela Associação Brasileira de Gamão, com sede em São Paulo. Além de organizar certames nacionais, a ela estão filiadas as instituições estaduais, como a Associação de Gamão do Estado do Rio de Janeiro (AGERJ) e a Associação Baiana de Gamão, que organizam torneios próprios e as etapas dos nacionais.
 
G a m ã o – Regras do Jogo

seção interna do vermelho – casas 12, 11,, 10, 9, 8, 7, 6, 5 ,4, 3, 2 ,1 image
seção interna do branco – casas 12, 11,, 10, 9, 8, 7, 6, 5 ,4, 3, 2 ,1

Início da Partida - A parte superior do tabuleiro estará voltada para o jogador das peças vermelhas e a parte inferior do tabuleiro estará voltada para o jogador das peças brancas. Para o início, cada jogador lança um dado e aquele que tirar o ponto mais alto começa jogando utilizando os pontos já lançados.

Objetivo do jogo - Movimentar todas as suas peças de modo a colocá-las nas casas de sua seção interna (casas 1 a 6), para depois poder tirá-las do tabuleiro. Aquele que retirar todas as suas peças em primeiro lugar ganha a partida.

Movimentação - As peças são movimentadas de acordo com o número de casas ditadas pelo resultado do lançamento dos dois dados. As peças se movimentam no sentido anti-horário em relação ao jogador (da casa 1 até a 12 do adversário, e depois da casa 12 até a 1 na sua região). O jogador movimenta todas as suas pedras para a sua seção interna - casas 1 a 6 - para depois começar a retirá-las. Para o movimento das peças, lançam-se os dois dados e movimenta-se uma peça primeiro com o resultado de um dado e depois outra peça ou a mesma com o resultado do outro dado. Ao tirar uma dobradinha (pontos iguais nos dois dados) poder-se efetuar quatro movimentos com estes pontos.

Cada jogador pode mover qualquer uma de suas peças para qualquer posição que os dados e a direção do movimento permitam, a não ser que a casa onde irão parar já esteja previamente ocupada por duas ou mais peças do adversário. Ter duas ou mais peças numa mesma casa impede o adversário de se mover para lá, e torna a casa segura. Note que o jogador pode passar por uma casa segura durante a sua movimentação, mas não pode nunca parar numa casa segura do adversário. Caso o jogador possa utilizar somente utilizar um dos números dos dadosos , o número mais alto deverá ser usado.

Nada impede que você coloque mais de 5 peças numa mesma casa. Isto, no entanto, pode não ser interessante (o limite de 5 pedras na mesma casa pode existir em jogos com computador).

Captura de peças - Se um jogador possuir somente uma peça em uma determinada casa e o resultado dos dados possibilitar o adversário de se mover para lá, então a sua peça será capturada (comida) e deverá ser colocada na área chamada de 'bar'. A re-entrada da peça é feita sempre na seção interna do adversário, e será realizada com o resultado dos dados e com a existência de casas 'não seguras'. O resultado de um dos dados será utilizado para a re-entrada da peça e o outro resultado deverá ser usado normalmente. Exemplo: Se você rolar 3 e 5, por exemplo, você poderá entrar na casa 3 - se esta for uma casa não-segura - e mover o 5, ou você poderá entrar na casa 5 - se esta for uma casa não-segura - e mover o 3. Enquanto existir uma peça fora do tabuleiro, o jogador não poderá movimentar nenhuma de suas outras peças.

Retirada das peças - Depois de ter movido todas as suas peças para a sua seção interna, você poderá iniciar a retirada das peças do tabuleiro, na seguinte maneira: se você tirar 5 e 2 nos dados, com o 5 você poderá tirar uma peça que esteja na casa 5, ou então mover uma peça da casa 6 para a casa 1. Caso você não possua nenhuma peça nas casas 5 ou 6 você poderá retirar uma peça da casa seguinte. Com o outro resultado você deve seguir o mesmo procedimento. Se você não tiver uma peça na casa que o dado determinar, você poderá tirar uma pedra de uma casa inferior (de número menor) somente se não houver nenhuma peça nas casas superiores (de número maior). Se houver alguma peça nas casas superiores você deverá mover uma peça com este resultado se este movimento for possível.

Obs: Se uma ou mais de suas peças forem capturadas neste estágio do jogo, você não poderá mais continuar retirando suas pedras até que todas as suas peças tornem a estar em sua seção interna.

clip_image001

Final do Jogo - Vence aquele que primeiro retirar todas as suas peças, ganhando assim 1 ponto. Se ao retirar todas as suas peças, o adversário ainda não tiver retirado nenhuma peça, você ganhará por 2 pontos. E se além disto ele ainda tiver peças na sua seção interna, então você ganhará por 3 pontos.

Doubling - Ou dobra, ocorre na chamada variação competitiva (dos torneios) do jogo e que é a adotada pelos profissionais do gamão. Na aposta por pontos a fórmula é a seguinte: se em uma determinada altura do jogo um jogador acha que a sua situação é melhor e que provavelmente irá ganhar o jogo, então nesta hora ele propõe a duplicação dos pontos em jogo. A não aceitação implica no fim da partida e na vitória do proponente da dobra. Um jogo pode chegar a 16, 32, 64, etc. vezes o valor inicial da aposta. É proibido o mesmo jogador dobrar e, depois de aceito o desafio, novamente dobrar. É necessário sempre a réplica do adversário.


Gamão – Para Jogar





























Nenhum comentário:

Postar um comentário