quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Compartilhamento nas Olímpiadas–Imagens

 

Compartilhamento nas Olímpiadas

A divulgação das regras aplicáveis a vídeos e imagens produzidos por frequentadores dos locais dos eventos esportivos de Londres 2012, chamou a atenção de muitas pessoas. Duvidava-se da capacidade do Comitê Olímpico Internacional (COI) em controlar, com a mesma eficácia que tem em relação aos veículos formais de comunicação, o compartilhamento pela web do que está sendo gravado por quem está assistindo ou participando dos jogos. Seria possível ao Comitê impedir que fotos e vídeos feitos pelos portadores de ingressos, por exemplo, fossem colocados na web para outro propósito que não a visualização privada, era a pergunta?

Pelo pouco material que tenho visto disponível no Youtube sobre a Olímpiada de 2012, concluo que o COI tem atingido seus objetivos, retirando conteúdo postado e desestimulando a que torne público o que foi gravado.

Aliás, o sucesso do COI em retirar da web as imagens não autorizados começou já no ensaio geral na véspera da abertura e na própria cerimônia inicial. Gravadas e postadas por diversos usuários, foram logo retiradas por ordem do proprietário dos Jogos Olímpicos, o que pode ter sido o primeiro “banho de água fria”, que iria se somar a um possível pouco interesse no compartilhamento, por parte do público que está indo às provas e ao aviso aos portadores de ingresso que não é permitido licenciar, transmitir ou publicar vídeos ou gravações, inclusive na internet com suas redes sociais.

A imagem gif a seguir é da atleta australiana Michelle Jenneke que não foi a Londres 2012, mas fez sucesso na web e se tornou mais conhecida que muitos atletas  que conseguiram medalhas:

michelle-jenneke-gif

Imagens

O mar de One House Bay na Grécia é tão azul que causa a impressão que o barco flutua:

boat

São dois círculos perfeitos:

two perfectly round circles isn't it

Nenhum comentário:

Postar um comentário