quarta-feira, 25 de julho de 2012

Youtube/Orchard Music-Gerador de Gifs

 

You Tube – Orchard Music

Por conta de uma situação insólita tive que deletar o vídeo que eu montei no Youtube para conhecer os recursos do editor do site. Ocorre que recebi o seguinte email do provedor de armazenamento:

Dear ...

Your video "Movimento nas Cidades - Experiência com Editor do Youtube", may have content that is owned or licensed by The Orchard Music, but it’s still available on YouTube! In some cases, ads may appear next to it.

This claim is not penalizing your account status. Visit your Copyright Notice page for more details on the policy applied to your video.

Sincerely,

- The YouTube Team

Resumindo, eu publiquei um vídeo que podia ter conteúdo pertencente ou licenciado por uma empresa de nome Orchard. Mas, peraí... os vídeos que eu usei para editar foram disponibilizados pelo próprio Youtube e tinham licença Creative Commons podendo ser reutilizados…Então restava o áudio, também oferecido pelo Youtube.

Pois é, o áudio tinha direitos autorais pleiteados por uma empresa que logo se candidatou aos lucros(?) advindos com a visualização do tal teste que eu fiz.

Mas porque o Youtube ofertou o áudio sem nada avisar? Porque a tal empresa mantém o áudio disponível para uso no Youtube se ela é, como diz, proprietária de um canal próprio de divulgação de seus produtos? Enquanto procurava esclarecer algumas da dúvidas que me vieram, fiz o que achei mais indicado: excluí o vídeo do Youtube. Na sequência, fiz uma pesquisa rápida e descobri que a ação da Orchard e não só essa empresa, em relação a reivindicar direitos autorais é frequente e considerada abuso por muitos, inclusive os que questionam a verdadeira propriedade sobre os tais direitos. Em relação ao Youtube, a crítica é pela forma como trata a questão.

O site fairusetube.org trata do assunto e reclama, inclusive, que resta aos eventuais produtores de vídeos prejudicados ações de relativa eficácia como manifestar-se em fóruns para ver se alguém do Google lê e conserta a situação, dirigir-se à própria empresa que postula o direito(?) autoral ou publicar o vídeo em outro site.

Como o assunto ainda é pouco tratado em português, achei interessante comentar, ao mesmo tempo que dou satisfações aos que tentaram acessar o material editado através do link que coloquei na edição anterior do blog e que ficou partido. Também aproveito para republicar um trecho de um texto que está no Fairusetube, site mantido por Patrick McKay e licenciado por Creative Commons Attribution 3.0:

Ever since YouTube first introduced its automated "Content ID" copyright filtering system, the potential has existed for tremendous abuse. Over the last couple years, evidence has been mounting that YouTube's Content ID system is in fact being systematically used to falsely claim and monetize videos the claimant has no right to, and to block videos with no recourse for the user, even if they are likely fair use.

All of this is done with YouTube's direct knowledge and consent, having designed a system that is wide open for abuse and lacking in any effective and transparent dispute or appeals process. This page attempts to document this problem in hopes that Google/YouTube will eventually be pressured into changing its policies to rectify this situation.

Fonte: http://fairusetube.org/youtube-copyfraud, em 23/07/2012.

Gerador de Gifs - Vídeos

Numa rápida pesquisa na internet é possível encontrar boas orientações sobre como criar arquivos gif a partir de vídeos. Mas, para quem quer uma solução mais rápida, a possibilidade de ter um site que faça o serviço online pode ser a melhor, inclusive se puder ser utilizado um vídeo que esteja no You Tube. Para situações assim, existe o GifSoup que faz o serviço e também hospeda o arquivo gerado. Existem limitações na versão básica da assinatura em relação à versão premium, entre elas o limite máximo de 15 segundos de duração do vídeo ou da parte do vídeo a ser transformada em gif.

Fiz um teste e o resultado na versão básica foi a gif Cruzamento, que se tornou o único resquício do vídeo com trilha musical que originou o comentário anterior e que tinha sido produzido com a edição, entre outros, de Traffic at Dusk, vídeo com licença Creative Commons:

cruzamento_a_GIFSoup.com

Movimento nas Cidades – Experiência

 

Movimento nas cidades–Experiência

Esta é a gravação que eu montei, com o áudio original. 

Lembrete: Utilizando o editor do Youtube, a licença das gravações originais pode ser Creative Commons. O resultado, porém, será obrigatoriamente uma licença padrão do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário