domingo, 24 de junho de 2012

As Festas Juninas-Help, O Filme-Falamansa

 

Bandeirinhas

Festas Juninas

A festa junina é uma herança européia que chegou ao Brasil na época da colonização e às tradições, o povo brasileiro acrescentou elementos locais. Para os católicos, são uma homenagem aos santos com aniversário em junho – Antônio (13), João Batista (24) e Pedro (29) mas, na história há o registro de festas semelhantes antes mesmo de o Cristianismo virar a religião oficial de Roma. Os povos pagãos faziam festas com danças, comidas e bebidas, para reverenciar o Sol e a chegada do verão.

Onde e Como se comemora - Brasil e Portugal mantêm até hoje o costume de homenagear com festas os santos com aniversário em junho. As comemorações são bastante populares no Nordeste brasileiro, em Portugal continental e nos Açores.

No Brasil, as comemorações se concentram entre os dias 23 e 30 de junho. Santo Antônio é homenageado com celebrações ecumênicas no dia 13, mas é São João o santo reverenciado com as grandes festas.

Nos festejos juninos, as mesas são fartas, com amendoim, milho assados e cozido, canjica, pamonha, bolos de aipim, de milho e de fubá, cuscuz de tapioca, pipoca e licores variados.

A partir dos anos 80, a tradição deu lugar a grandes festas em clubes, praças, parques e quadras esportivas e as bandas de São João passaram a desfrutar de fama semelhante à dos grupos de Carnaval. Os Estados do Nordeste brasileiro realizam os maiores eventos, com concursos de quadrilhas, queima de fogos de artifício, fogueiras, barracas de comida espalhadas pelas ruas e brincadeiras. Atualmente, multidões tomam as ruas de cidades como Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba) e, na Bahia, Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim (Bahia). Ritmos musicais não tradicionais foram acrescentados às programações.

As festas juninas são marcadas por tradições que incluem o arraiá, casamento caipira, quadrilha, fogueira, fogos de artifício, balões, bandeirinhas, pau-de-sebo, puxada de mastro e simpatias.

O arraiá é o nome caipira que se dá ao local onde as quadrilhas são encenadas. Deriva da palavra arraial, que significa lugarejo de caráter provisório. É enfeitado por bandeirinhas e balões coloridos e tem uma fogueira ao centro.

A quadrilha vem da tradição francesa de dançar em pares durante as festas de salão e os casamentos na corte. É formada por grupos de casais e encena a história de um casamento caipira. Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes. Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no Nordeste.

A fogueira, para os cristãos, está relacionada ao nascimento de São João Batista. Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar à Maria, mãe de Jesus, do nascimento de seu filho, João Batista, no dia 24 de Junho. Para os pagãos, a fogueira espanta os maus espíritos. Segundo a tradição, no aniversário de Santo Antônio, a fogueira é montada em formato quadrangular; no de São João, tem forma de pirâmide; no de São Pedro, em formato de triângulo. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França).

Entre os católicos os fogos de artifício justificam-se para despertar São João e os balões, para levar os pedidos dos devotos aos céus. É de ressaltar que soltar balões é considerado crime ambiental, pelo risco de incêndio. O uso de balões e fogos de artifício também está relacionado aos efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil e se mantém também em Portugal, sendo a cidade do Porto o local onde onde mais é praticado.

As simpatias juninas versam geralmente sobre dinheiro, fartura e casamento. Uma delas é colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo na noite do dia 12 de junho – véspera de seu aniversário de morte. No dia seguinte, a pessoa que fez a simpatia deve conhecer um amor.

Santo Antônio, São João e São Pedro - Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal), no ano provável de 1195 e foi batizado como Fernando. Sua fama de santo casamenteiro teria surgido na Idade Média, depois de sua morte, por meio de uma história propagada pelos devotos. Uma mulher pobre teria pedido ajuda ao santo para se casar e logo conseguiu o dote de que precisava.

São João Batista nasceu no dia 24 de junho, de ano incerto, antes de Cristo. Seu nascimento foi considerado um milagre, porque seus pais - Zacarias e Isabel, parente de Maria, mãe de Jesus - já haviam passado da idade fértil. Segundo a Bíblia, João Batista teria como missão anunciar a chegada do Messias, Jesus.

Conhecido pelos católicos como Príncipe dos Apóstolos, São Pedro (10 a.C – 67 d.C) nasceu na Galiléia e é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica. Teve sua história registrada nos evangelhos de João, Lucas, Mateus e Marcos. Teria sido o escolhido de Jesus para propagar a fé cristã. É considerado um santo especial por ser o que traz as chuvas da estação. Na crença popular se chover no dia de São Pedro, 29 de junho, a colheita será farta.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina e Christianne Visvanathan. "HowStuffWorks - Como funcionam as festas juninas". Publicado em 23 de junho de 2008 (atualizado em 14 de agosto de 2008) http://pessoas.hsw.uol.com.br/festas-juninas1.htm (21 de junho de 2012)

Help – O filme

Lançado em 1965, dirigido por Richard Lester, estrelado pelos Beatles John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr e apresentando Leo McKern, Eleanor Bron, Victor Spinetti, John Bluthal, Roy Kinnear and Patrick Cargill. A trilha sonora transformou-se no LP Help. Uma grande brincadeira muito bem filmada, produzida com excelentes locações e curiosamente dedicada a Sir Elias Howe que inventou a máquina de costura, em 1846.

 

Help–The Beatles

Falamansa

Playlist com 18 vídeos da gravação do programa MTV ao Vivo, com a banda que é uma referência no circuito do forró universitário. 

 

Falamansa–MTV ao Vivo

junina11

Nenhum comentário:

Postar um comentário