terça-feira, 12 de junho de 2012

Wolfram Alpha (I)–João Bosco

 

Wolfram Alpha (I)

Wolfram Research é uma companhia internacional de software voltada para matemática e computação científica. O fundador e CEO da Wolfram Research é Stephen Wolfram, autor e cientista.

O principal produto da Wolfram Research é o software Mathematica que, em novembro de 2010, foi atualizado para versão 8. Outros produtos da empresa são Wolfram Workbench, gridMathematica, webMathematica, aplicativos para plataformas móveis e o Wolfram Alpha, lançado em 2009.

O Wolfram Alpha é uma interface de perguntas e respostas que tem como diferencial a forma como processa perguntas e oferece repostas diretas. Tal capacidade envolve uma grande quantidade de dados processados além do processamento de perguntas sem uma sintaxe específica.

O grupo Wolfram é composto por quatro empresas: Wolfram Research Inc., Wolfram Media Inc., Wolfram Research Europe Ltd. no Reino Unido e Wolfram Research Asia Ltd. no Japão.

Foi através do Wolfram Alpha que realizei uma pesquisa sobre o número de visualizações de sites (daily page views) e de visitas (daily visitors) de alguns domínios na internet. Os resultados impressionam e mostram o alcance da internet e a dimensão de alguns sites, não obstante existirem ainda expressivas regiões do mundo – incluído o Brasil – com grande contingente de indivíduos não inseridos em processos de inclusão digital que visam a democratização do acesso às tecnologias da informação:

Google (google.com):

clip_image002

clip_image004

Bing (bing.com):

clip_image006

clip_image007

Msn (msn.com):

clip_image006[1]

clip_image008

Uol (uol.com.br):

clip_image010

clip_image011

Globo (globo.com):

clip_image013

clip_image014

Terra (terra.com.br):

clip_image016

clip_image017

Na próxima publicação aqui no blog, passo os resultados da consulta que fiz sobre sites de bancos aqui do Brasil, considerando que o caminho da bancarização, ou seja, o acesso da população aos serviços financeiros e a democratização do crédito, necessitam de uma rede de atendimento de baixo custo com atendimento remoto eletrônico.

João Bosco

Uma playlist do artista que recém lançou ‘40 anos Depois’, CD e DVD comemorando quatro décadas de carreira.

João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário