segunda-feira, 5 de março de 2012

Finanças Pessoais-Bill Haley and the Comets


image
Finanças Pessoais
Quem leu o post da segunda-feira passada pode perceber que elaboro a gestão das finanças pessoais pelos princípios da Administração, ou seja, com a colocação em prática das decisões sobre objetivos e utilização dos recursos e utilizando os seguintes processos ou atividades:
- Planejamento - abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.
- Organização - compreende as decisões sobre autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar as tarefas.
- Direção - compreende as decisões sobre motivação, competência, autoridade, estabelecimento de tarefas e responsabilidades entre pessoas e divisão de recursos para realizar as tarefas.
- Controle - compreende as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.
É de ressaltar, em relação a controle, que, se uma pessoa vive sozinha e não tem compromissos com outros, as tarefas de organização e direção ficam simplificadas, mas se vive em família ou divide um apartamento ou reparte responsabilidades sobre um membro da família com outros parentes, por exemplo, organizar e dirigir se tornam tarefas mais complexas do ponto de vista da montagem dos processos.
Como controlar – Controlar é, na prática, utilizar instrumentos que possam refletir a realidade. Definido o orçamento - entendido como uma estimativa das receitas e despesas ou dos ganhos e gastos em um determinado período de tempo - passa-se a escriturar a realidade o que, no caso do orçamento pessoal ou doméstico, pode ser feito com uma planilha eletrônica ou, na forma mais convencional e antiga, com um livro-caixa. No site da Bovespa há uma planilha que pode ser baixada gratuitamente e adaptada, se for o caso, conforme as características individuais. É só uma das possibilidades disponíveis na internet, que incluem softwares e gerenciadores financeiros, à venda ou fornecidos por bancos.
“Orçamento é uma ferramenta, não é para aborrecer a família.”                  

Rock Around The Clock
Bill Haley and the Comets. This was one of the first hits of the Rock and Roll era and is still as popular in 1972.

“Rock Around The Clock”–Bill Haley and the Comets
Bill Haley (1925-1981) formou a primeira banda de rock da história que teve início nos anos 1950 e o sucesso dessa música abriu caminho para artistas como Elvis Presley. A gravação original é de 1954.













Nenhum comentário:

Postar um comentário