terça-feira, 27 de março de 2012

Teoria de Maslow-Concurso Petrobras-Crosby, Stills & Nash

 

Teoria de Maslow

A Teoria de Maslow

Abraham Harold Maslow nasceu em 01/04/1908. Seguindo a vontade da família se matriculou na faculdade de direito em Nova Iorque, mas, após 18 meses e depois de se casar, mudou-se de Nova Iorque para o Wisconsin, nos EUA, onde passou a estudar psicologia na universidade. Foi bacharel em 1930, mestre em 1931 e doutor em Psicologia pela Universidade de Wisconsin em 1934.

Em 1935 Maslow retornou a Nova Iorque onde passou a lecionar e, em seguida, a se interessar pela motivação humana. Iniciou a produção de diversos artigos que culminaram com a sua ‘Teoria a respeito da Hierarquia das Necessidades Humanas’.

Maslow, em determinado momento, passou a se dedicar à administração da faculdade e à publicação de artigos que culminaram com a obra "Motivation and Personality" (Maslow Theory), aclamada até hoje pelos seguidores do autor.

No Brasil, o nome Maslow é sempre associado ao seu mais famoso modelo: A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, a respeito da existência de cinco necessidades que ocorre em ordem crescente.
Necessidades Fisiológicas: fome, a sede, o sono, o sexo e outras necessidades de sobrevivências.
Necessidades de Segurança: abrigo, a segurança, a estabilidade, a proteção contra danos físicos e emocionais.
Necessidades Sociais: integração social, carinho, companheirismo e amizade.
Necessidades de autoestima: fatores internos de carinho com outrem, autorrespeito, amor-próprio, capacidade e realização, fatores externos de estima, como status, reconhecimento e consideração.
Necessidades de autorrealização: crescimento, autossatisfação e a realização do potencial pessoal.

Segundo Maslow, as três primeiras necessidades são de carência, devendo ser satisfeitas para que os indivíduos se sintam saudáveis e seguros e as outras duas são de crescimento, por estarem relacionadas ao desenvolvimento e para a realização do potencial de cada pessoa.

Pela teoria de Maslow, nenhuma dessas necessidades é plenamente satisfeita em todos os momentos do indivíduo.

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de estímulo externo ou do próprio organismo. A teoria dá idéia do ‘Ciclo Motivacional’ que quando não se realiza leva à frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:

a. comportamento ilógico ou sem normalidade;

b. agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;

c. nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;

d. falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;

e. passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.

A teoria da Maslow é estudada na Administração, nas áreas de gestão de pessoas e marketing.

A Teoria de Maslow e o Marketing

São vários os fatores que interferem no comportamento de compra e que afetam a escolha do consumidor por determinado produto ou marca. Fatores culturais, sociais, familiares, econômicos e psicológicos agem em conjunto de forma a tornar complexo a identificação do fator preponderante em uma decisão de compra.

A um consumidor interessa não somente o preço do produto, mas os serviços agregados, porém fatores psíquicos também influenciam a decisão de compra por determinadas marcas de produtos independentes de seu preço. O preço elevado, muitas vezes, acaba sendo o fator determinante que leva à aquisição daquele produto e não de outro mais barato, na medida em que atua elevando a auto-estima de quem o utiliza.

Fabricantes de roupas estão atentos, não só para atender a necessidade de vestir-se dos consumidores, mas também às suas necessidades sociais a necessidade de estima. Assim, roupas e calçados vinculados a um ídolo ou artista popular estão atendendo à uma necessidade básica de vestir-se, mas também a uma necessidade social de pertencer a um grupo e, daí, ao sentimento de auto-estima.

Segundo Maslow (1975:360) e de acordo com Daniel Portillo Serrano, palestrante, consultor e professor, “as condições fundamentais para a realização destas necessidades não são comentadas ou consideradas nas reflexões dos diversos teóricos que estudam sua teoria: A liberdade para falar e agir como se deseja, desde que não se fira o direito alheio, liberdade de auto-expressar-se, de investigar e procurar informações, de se defender e buscar justiça, equidade e ordem dentro do grupo são exemplos de condições prévias para que sejam satisfeitas as necessidades fundamentais (Maslow, 1975: 360).

A teoria motivacional de Maslow possibilita a compreensão do ser humano e de suas necessidades e, mais do que isto, sua concepção humanista acredita no potencial de realização de todo ser humano. Para a realização de tal potencial condições prévias são fundamentais: consideração, respeito, transparência, liberdade de auto-expressão, justiça etc.”

A aplicação da Teoria de Maslow no marketing visa a compreensão do comportamento de compra do consumidor, desde a identificação de uma necessidade até a avaliação no pós-compra.

petrobras

Concurso Petrobras

A Petrobras abriu concurso que se destina ao preenchimento de vagas em diversos locais do país, com 1.521 vagas, sendo 874 para cargos do nível médio/ técnico e 647 para superior. As inscrições poderão ser feitas entre terça-feira, dia 27/03 e 11 de abril próximo, no site da Fundação Cesgranrio.

Engenheiro, geólogo, advogado, médico, administrador, psicólogo, além de diversos cargos técnicos que compõem 56 profissões do Plano de Cargos da empresa, que oferece vagas para 60 cargos diferentes em todo o país.

Um dos grandes atrativos oferecidos para os aprovados é o pacote de benefícios. Além do salário-base e da participação nos lucros, previdência complementar, benefícios educacionais para filhos de empregados (da creche ao ensino médio) e plano de saúde (médico, odontológico, psicoterápico e benefício farmácia).

De acordo com o Artigo 37 da Constituição Federal do Brasil, o ingresso na Petrobras é feito por meio de aprovação em concurso público.

Crosby, Stills and Nash

Crosby, Sills & Nash farão três apresentações no Brasil. A banda se apresenta em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, nos dias 10, 12 e 13 do mês de maio. Clássicos do folk-rock, como “Woodstock”, “Marrakesh Express” e “Déjà Vu”, foram alguns dos grandes sucessos do trio. No vídeo, a música “Southern Cross”:

 

Crosby, Stills & Nash–Southern Cross

Nenhum comentário:

Postar um comentário