sexta-feira, 2 de março de 2012

Ilhéus-Mousse de Chocolate-Jorge Vercillo

 

imagem_ilheus

Ilhéus

Ilhéus é a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos. É identificada como a capital da Costa do Cacau -a "Princesinha do Sul"- que já foi o primeiro produtor de cacau do mundo. Fundada em 1534, foi elevada a cidade em 1881. Também é conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado.

Está entre os sete municípios mais importantes da Bahia e possui o terceiro maior PIB do estado. Abriga um polo de informática e com Itabuna formam um centro regional de serviços. O Aeroporto Jorge Amado é portão de entrada para destinos muito procurados como Itacaré, Barra Grande, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.

Ilhéus é cheia de pontos turísticos, dentre eles, patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados, que juntos às suas belíssimas praias, formam um conjunto de atrações imperdíveis.

imagesilh

Bar Vesúvio - Um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade, é citado por Borges de Barros, em 1915, como a única pastelaria da cidade. Famoso em todos os continentes através da obra de Jorge Amado, é muito procurado por turistas que chegam a Ilhéus.

Bataclan – O atual prédio do Bataclan foi reformado através de um convênio entre a Petrobrás e Prefeitura Municipal e inaugurado em 2004. Antigo bordel freqüentado pelos "Coronéis do Cacau", funcionou até os anos 1940 e ficou célebre por fazer parte da literatura amadiana. Sua proprietária era Antônia Machado, cujo nome, na obra de Jorge Amado, ficou conhecido como "Maria Machadão".

Casa de Cultura Jorge Amado - Casa edificada pelo Coronel João Amado de Faria, após ter sido sorteado com um prêmio da Loteria Federal. Foi residência dos Amado e local onde Jorge iniciou seus primeiros escritos.

Teatro Municipal de Ilhéus - "Em ato mui solene, foi lançada a 3 de maio [1929], pelo intendente municipal, a primeira pá de concreto das fundações do majestoso edifício do futuro Cine-Teatro Ilhéus, à praça Luiz Viana" (CAMPOS, 1981)".

pril

Praias - Entre as 15 praias de Ilhéus estão Milionários, Backdoor, Batuba, Canabrava e do Norte, algumas mais e outras menos “badaladas” e frequentadas e várias com boa infraestrutura para os banhistas e onde estão instalados hoteis e resorts que hospedam turistas nacionais e do exterior.

 

Ilhéus

Mousse de Chocolate

Ilhéus lembra cacau que, por sua vez, lembra chocolate e, então, eis uma receita com sabor intenso, ora pois! Não esquecer de levar ao frigorífico após o preparo.

 

Mousse de Chocolate, por Sabor Intenso

“Ela Une Todas as Coisas”

Jorge Vercillo em vídeo com mais de 370.000 visualizações:

 

Jorge Vercillo–“Ela Une Todas as Coisas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário