quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Concurso INB-Unidos da Tijuca-Dores Localizadas (Costas, Pescoço e Joelho)

 

notas

Diversas

- A cantora Luciana Mello, do post de ontem, dispõe de um site oficial, o www.lucianamello.com.br.

- Em relação ao tema 'Parques Eólicos da Bahia', também da quarta-feira, as informações tiveram fontes de dados na enciclopédia livre wikipedia e secom.ba.gov.br.

- A Indústrias Nucleares do Brasil vai realizar concurso público para provimento de 181 cargos existentes, as que forem criadas e formação de cadastro de reserva em suas sedes, inclusive Caetité. As vagas são para os níveis médio/técnico e superior de formação e as inscrições estarão abertas a partir de 27/02/2012. O edital está disponível no endereço www.inb.gov.br.

- Os cursos de Conhecimento Bancário, Gestão Pública, Memorização e Leitura Dinâmica, Noções Gerais de Direito e Raciocínio Lógico estão na grade da área de Concursos Públicos do ‘Cursos 24 Horas’. 

- A Escola de Samba Unidos da Tijuca sagrou-se campeã do desfile do carnaval do Rio de Janeiro, 2012. A agremiação, originada na Tijuca, tem sua sede atual próxima a São Cristovão, bairros no entorno do estádio do Vasco da Gama, em São Januário, que, no futebol profissional, classificou-se para a final da Taça Guanabara ao vencer o Flamengo por 2x1, de virada.

 

Unidos da Tijuca–Carnaval 2012

pele-pura-costas-pescoco-dor_3327264

Dores Localizadas

Pode ser que você tenha levantado alguma coisa pesada ou ficado curvado ou feito algum movimento de forma errada, ou ainda, exagerado no carnaval. Qualquer que seja o motivo, agora, alguma coisa está "fora do lugar" e você está com dor muscular localizada. A menos que você tenha uma grande lesão ou um problema no disco intervertebral, talvez seu médico não consiga ajudá-lo muito, a não ser prescrevendo algum medicamento para dor e recomendando que você repouse. Porém, alguns passos simples, talvez possam ajudar.

Dores nas costas

Depois de machucar as costas, recomenda-se que você trate da lesão nas costas repousando, passando gelo e comprimindo a área. Isso também possibilitará avaliar se a lesão nas costas é grave, de modo que tenha que procurar um médico.

Para problemas crônicos nas costas dor ou tensão constante - existem passos que você pode seguir para aliviar esses sintomas. Alongar as costas para mantê-las relaxadas e sem lesão, evitar algumas atividades, aplicação de massagem e boa postura, além de atividade física.

Dores no pescoço

Para essas dores localizadas:

Descanse - uma das maneiras mais simples de aliviar a dor é deitar e deixar que os músculos do pescoço se recuperem. Não use um travesseiro que deixe seu pescoço dobrado.

Coloque gelo - o gelo ameniza efetivamente a dor e diminui a inflamação. Aplique a compressa de gelo no pescoço por 15 minutos de uma vez.

Aqueça-o - o calor aumenta a circulação e pode ser eficaz no alívio da tensão muscular, mas o calor em excesso pode piorar os sintomas e causar mais dor. Talvez você queira fazer a aplicação quente e em seguida alguns minutos de tratamento frio.

Relaxe - o estresse emocional pode provocar tensão muscular. Uma forma de controlar o estresse é através de técnicas de relaxamento, como o relaxamento progressivo ou a respiração abdominal. Outras técnicas de relaxamento incluem meditação, ioga e exercícios. Além disso, talvez você queira desenvolver alguns de seus próprios métodos de relaxamento, como arranjar um passatempo ou ouvir a uma boa música. Faça aquilo que funcionar em você.

Use massagem - a massagem pode ajudar a diminuir a tensão dos músculos e dar um alívio temporário, além de ajudá-lo a dormir melhor.

Tenha boa postura - a dor no pescoço tem muito mais relação com a postura do que as pessoas imaginam.

Mantenha a boa forma - estar acima do peso também força os músculos do corpo, incluindo os do pescoço.

Faça exercícios para o pescoço - dois tipos de exercícios para o pescoço podem ajudar a aliviar e prevenir a dor: exercícios leves de movimentos variáveis e exercícios isométricos. Faça compressa quente no pescoço antes de fazer os exercícios. Cada exercício deve ser feito cinco vezes por sessão, três sessões por dia.

Os exercícios de movimentos variados ajudam a alongar os músculos do pescoço. Sente-se ereto, porém relaxado. Lentamente, vire sua cabeça para a direita, o máximo que puder, mantenha-se nessa posição e volte ao centro. Repita o movimento para a esquerda. Então, baixe o queixo lentamente em direção ao tórax, mantenha-se nessa posição e relaxe. Levante a cabeça. Agora, incline a cabeça em direção ao ombro esquerdo, mantenha-se nessa posição e volte ao centro. Faça o mesmo com o lado direito.

Os exercícios isométricos são realizados contra resistência, mas sem mover a cabeça. Experimente essa rotina:

-sente-se ereto e relaxado, coloque a mão na testa e pressione-a contra a palma da mão, de modo a impedir o movimento;
-coloque sua mão direita no lado direito da cabeça e pressione-a contra a mão (como se tentasse levar a orelha direita até o ombro), mas use a mão para impedir o movimento da cabeça. Faça o mesmo com o lado esquerdo;
-coloque as mãos atrás da cabeça, enquanto tenta empurrá-la para trás, impedindo seu movimento com as mãos;
-pressione a mão contra o lado direito do rosto, enquanto tenta girar a cabeça em direção ao ombro direito, impedindo o movimento com a mão. Repita, pressionando a mão esquerda contra o rosto, enquanto tenta olhar sobre o ombro esquerdo.

Outras dicas são manter a forma, manter o trabalho no nível dos olhos - se o desconforto do seu pescoço começa no final dia, é provável que seu local de trabalho ou seus hábitos de trabalho sejam a causa do problema – e faça intervalos freqüentes - mude a posição do corpo com freqüência, especialmente se tiver que ficar em uma posição fisicamente estressante. Levante e ande pelo menos uma vez a cada hora.

Dores no joelho

Já que os joelhos sofrem tanto impacto nos exercícios e na vida cotidiana, é importante mantê-los saudáveis. Veja as sugestões lembrando que essas dores devem ser avaliadas e tratadas por um médico se o problema com o joelho for o resultado de sobrecarga, falta de uso (sedentarismo) ou treinamento impróprio em vez de lesões, você pode usar as seguintes estratégias:

Mantenha o peso ideal - Estar acima do peso sobrecarrega todas as articulações do corpo, especialmente a dos joelhos.

Olhe para o seu pé - uma causa comum de problemas no joelho é a pronação excessiva (rotação dos pés para dentro). Um certo grau de pronação é normal, mas o excesso pode causar problemas nos joelhos porque os tira do alinhamento.

Compre os sapatos corretos - use o salto mais baixo possível. O corpo pode tolerar um salto de cerca de 2 cm. Para esportes, compre calçados desenvolvidos para a prática: calçados de caminhada para caminhar, calçados de corrida para correr e assim por diante.

Verifique o alinhamento dos joelhos - se tiver pernas arqueadas ou os joelhos para dentro, você está mais propenso a ter problemas nos joelhos. Atividades como natação ou ciclismo, têm menos probabilidade de causar dores do que uma corrida, por exemplo.

Não confie em joelheiras - A joelheira torna você consciente do joelho, mas não corrige ou previne problemas. Se o joelho dói o suficiente para querer atá-lo, o aconselhável é consultar um médico.

Evite atividades que possam lesionar os joelhos - flexões violentas e agachamentos exigem demais dos joelhos.

Não fique sentindo dores - a dor é um sinal de que algo está errado, procure um médico.

Troque as superfícies - se você caminha ou faz cooper na rua, faça isso na parte mais plana. Se possível, corra ou caminhe sobre uma superfície mais macia, como uma trilha, pista de corrida ou equipamento específico. Areia macia pode sobrecarregar os joelhos.

Mescle exercícios- o treinamento cruzado evita sobrecarregar uma determinada parte do corpo com uma variedade de atividades físicas em vez de uma única. Combine, por exemplo, corrida ou caminhada com ciclismo, natação, aeróbica e treinamento com pesos.

Alongue - para joelhos fortes e flexíveis e complemente com exercícios de fortalecimento das pernas:

  • Alongamento do tendão do jarrete: deite sobre as costas, levante a perna direita e levante a coxa com as mãos. Deixe alongar por 10 a 20 segundos. Repita de três a cinco vezes em cada perna.
  • Alongamento do quadríceps: fique de pé com a mão direita nas costas de uma cadeira. Com a mão esquerda, puxe o calcanhar esquerdo em direção à sua nádega esquerda e aponte o joelho esquerdo para o chão e deixe alongar por 10 a 20 segundos. Repita com a perna direita.
  • Alongamento da panturrilha: fique de 60 a 90 cm da parede e jogue o pé direito para frente. Mantenha a perna esquerda reta, com o calcanhar sobre o chão e mantenha a perna direita ligeiramente dobrada. Apoie-se na parede com ambas as mãos e permaneça nessa posição por 10 a 20 segundos. Repita com a perna esquerda dobrada e a direita reta.

Descanso, gelo, compressão e elevação - Se você exagerou e os joelhos doem, descanse, coloque gelo, comprima e coloque o joelho para cima. Tire o peso do joelho. Durante as primeiras 24 horas, use uma bolsa de gelo envolta por uma toalha fina (coloque 20 minutos e retire por 20 minutos) para manter o joelho desinchado. Então envolva o joelho (não muito apertado) em uma bandagem elástica para reduzir o inchaço e mantenha o pé levantado.

Tome um antiinflamatório - Consulte um médico pra saber que medicamento usar.

Evite calor - Nas primeiras 72 horas depois de uma lesão no joelho, quando ele ainda está provavelmente inchado, evite banheiras ou bolsas de água quente.

Massagem - a massagem aumenta a circulação e consegue soltar os tendões e outros tecidos que podem estar tensionando o joelho. Consulte um especialista.

exerc

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd. e nem o autor se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.

"HowStuffWorks - Como aliviar as dores no pescoço, costas e joelhos". http://saude.hsw.uol.com.br (22 de fevereiro de 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário