segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Finanças Pessoais/Consultoria e Taxas de Juros-Filme “O Artista”- Chapada Diamantina

 

2966067

Gestão Financeira Pessoal – Consultoria e Taxas de Juros

Algumas definições com o intuito de esclarecer o papel de um consultor na gestão de finanças pessoais.

Consultoria – se refere a um processo interativo de um agente que assume a responsabilidade de auxiliar pessoas ou empresas em tomadas de decisões sem deter, entretanto, o controle direto da situação. Um consultor é uma pessoa que está em posição de ter alguma influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização, mas que não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação (BLOCK, 2001, p. 2).

Consultor – profissional qualificado, em razão de sua experiência e formação especializada, a quem os clientes recorrem para consultas sobre problemas em determinadas áreas e para a elaboração de diagnósticos e programas.

Definidos o que é consultoria e as funções de um consultor, passo ao o que é gestão, gestão financeira, finanças pessoais, planejamento e planejamento estratégico, bases da minha metodologia e do que adoto no trabalho, ou seja, uma visão de resultados que inclui o longo prazo no planejamento das finanças pessoais que com metas a serem atingidas em prazos superiores a um ano.

Gestão – o conceito de gestão ou gerenciamento ou administração mais aceito é o de um conjunto de tarefas que têm o propósito de garantir a eficácia na aplicação de recursos disponíveis a fim de que sejam atingidos objetivos predeterminados.

Gestão Financeira – ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. (Gitman, 2002. p. 4).

Finanças Pessoais – ciência que estuda a aplicação de conceitos das finanças na administração financeira de uma pessoa ou família e onde são considerados os eventos de cada indivíduo e sua fase de vida para compor o planejamento financeiro.

Planejamento – sucintamente, abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.

Planejamento Estratégico – processo que objetiva, a partir da identificação de uma situação futura, desenvolver um conjunto de estratégias para o alcance desse futuro. No seu método, identifica oportunidades e ameaças, elabora o diagnóstico e a definição de objetivos estratégicos e formula estratégias e táticas para o alcance dos objetivos. Envolve perspectiva de longo prazo na medida em que os efeitos mais importantes do planejamento se farão sentir principalmente no futuro e tomada de decisão, considerando que não há como implementar uma estratégia sem fazer escolhas do que fazer e do que não fazer.

“O básico da gestão financeira é obter recursos, utilizar recursos e controlar recursos.”

Taxas de Juros – Comparativo entre bancos, para quem está para comprar um carro com operação de crédito de aquisição de veículos automotores por pessoa física, no período de 06 a 10/02/2012, publicadas em 25/02/2012 pelo Banco Central do Brasil:

                         Instituição                        % am  % aa

1

BANCO GMAC

0,61

7,57

2

BMW FINANCEIRA S A CFI

1,06

13,49

4

BCO PSA FINANCE BRASIL S A

1,06

13,49

11

BCO TOYOTA DO BRASIL S A

1,63

21,41

13

BCO DO BRASIL S A

1,64

21,56

14

BCO BRADESCO FINANCIAMENTOS

1,66

21,84

17

BCO BRADESCO S A

1,71

22,56

20

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

1,76

23,29

22

ITAÚ UNIBANCO

1,86

24,75

23

BCO FIAT S A

1,86

24,75

27

BCO HONDA S A

1,97

26,38

31

BCO ITAUCARD

2,10

28,32

32

BV FINANCEIRA SA CFI

2,15

29,08

 

“O Artista”

Trailer oficial do eleito ‘o melhor filme do Oscar 2012’. Produção franco-belga, mudo e em preto e branco.

 

“O Artista”
 

Lençóis

O video é sobre a região da Chapada Diamantina que tem Lençóis como a principal cidade para o turismo.

 

Chapada Diamantina

‘Lençóis is a city historically registered as a Historical and Artistic Heritage. It has been the principal destination of the Chapada Diamantina in the state of Bahia, 425 km from Salvador city, its capital.’

Nenhum comentário:

Postar um comentário