quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Atabaque - Inclusão Digital - Fred Menendez

 

atabaque

Atabaque

Instrumento musical de percussão cujo nome se originou do termo árabe aT-Tabaq, que significa "prato". Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de animais sendo tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor. No candomblé e na umbanda, é considerado objeto sagrado tendo chegado ao Brasil através dos escravos africanos.

O atabaque é feito em madeira e aros de ferro que sustentam o couro. Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le", respectivamente o som grave, o som médio e o som agudo.

Fonte: Wikipedia.

Inclusão Digital

Estudo divulgado em 2011 pela consultoria Maplecroft mostrou que apenas uma parcela da população brasileira tem acesso aos recursos da tecnologia da informação. O Brasil, assim como os demais países do BRIC, ainda está bem abaixo de países como Holanda, Dinamarca, Luxemburgo, Suécia e Inglaterra, os melhores ranqueados.

Como exemplo atualizado da situação, dados do governo federal disponíveis no portal de inclusão digital mostram que, do total de 5.592 municípios brasileiros, 2.874 possuem telecentros de informática, sendo que 26,66 % por conta do Banco do Brasil, líder em participação no  programa governamental  e 9,85 % referentes ao Programa de Inclusão Sociodigital do governo da Bahia, que ocupa a 5ª posição à frente do governo de São Paulo que participa com 7,95 %.

Fred Menendez

Que se apresenta aos domingos no fim da tarde, na Ponta do Humaitá - Mont Serrat - , interpreta na guitarra baiana “Língua de Preto”, de Jacob do Bandolim:

 

Fred Menendez–“Língua de Preto”

Nenhum comentário:

Postar um comentário