terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Trânsito - Via Expressa - Grupo Garagem

 

images

Trânsito nas Grandes Cidades

Que a cada ano que passa o morador das grandes cidades perde, cada vez mais, tempo precioso por conta do trânsito – caótico em certas horas – das grandes cidades, isso é um fato.

O que não é possível dizer é que as políticas de trânsito adotadas privilegiam o cidadão. Ao contrário, servem - também sem muita competência - ao modelo econômico, ao limitarem-se a abrir novas ruas e avenidas, recapearem as já existentes e disciplinarem o fluxo dos veículos, nesse caso, com base em leis de caráter punitivo que, ao final, no caso brasileiro, servem como fontes de recursos para as prefeituras e outros agentes envolvidos.

Algumas idéias para melhorar a mobilidade urbana têm sido defendidas por estudiosos do assunto e aplicadas em centros urbanos, com bons resultados, no Brasil e no exterior, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Listei algumas delas:

- Transporte público – uso de pistas exclusivas; fontes de energia não poluentes; gerenciamento que evita que a concorrência entre empresas faça circular mais veículos que os necessários ao transporte da população; utilização do transbordo como forma de reduzir a frota em circulação em determinadas vias.

- Transporte particular – cobrança do estacionamento em shoppings e áreas públicas de algumas regiões como forma de disciplinar o tráfego de automóveis; estímulo ao transporte cicloviário; uso de vias alternativas, onde o transporte aquaviário, o Elevador Lacerda, o Plano Inclinado Gonçalves e os teleféricos ou telecabinas são exemplos; horários alternativos de funcionamento para repartições e a prestação de serviços públicos.

- De modo geral – uso de tecnologia para o gerenciamento inteligente do tráfego.

Novas soluções e alternativas ambientalmente sustentáveis, portanto, existem, como se vê.

Via Expressa Baía de Todos os Santos

A modernização do sistema viário de Salvador e entorno é uma necessidade e a Via Expressa Baía de Todos os Santos, ao fazer a ligação entre a BR-352 e o porto de Salvador, depois de concluída, será um avanço  ao permitir desafogar o trânsito em regiões críticas da cidade.

 

Via Expressa–Salvador

Grupo Garagem

O soteropolitano grupo que completou 30 anos em 2011, produzindo jazz de alta qualidade, no clipe toca com a Orquestra Sinfônica da Bahia apresentando “Reisado de São José” com imagens da partitura da música:

 

Grupo Garagem e Orquestra Sinfônica da Bahia–”Reisado de São José”

Nenhum comentário:

Postar um comentário