sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais MAM e Capoeira-Rubem Valentim-Marcela Bellas-Dicas de Fim de Semana

 

Solar do Unhao

Onde Passear – MAM Bahia

A dica de passeio é o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) localizado no Solar do Unhão. Complementando informações do blog de ontem, o MAM tem em seu acervo, pinturas, esculturas - também distribuídas pela área externa -, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Carybé e Mário Cravo e a estrutura do museu possui espaço com serviços de conservação, restauro e museologia, 8 salas de exposição, teatro, biblioteca e uma oficina de arte com cursos abertos de pintura, gravura, cerâmica e escultura.

Para fechar a visita ao museu, resta uma ida à Bahia Marina para apreciar a vista da Baía de Todos os Santos ao pôr-do-sol, no Café do Forte ou no Acqua Café, por exemplo.

Rubem Valentim

Até o dia 12/02 está acontecendo no MAM exposição de obras do pintor Rubem Valentim (1922-1991) que contribuiu para a renovação do panorama cultural baiano e que, a partir de 1966, já morando em Brasília onde se radicou, passou a desenvolver uma linguagem vinculada aos valores míticos da cultura afro-brasileira.

Suas idéias, algumas expostas abaixo, contextualizam seus quadros de traços geométricos e simétricos que podem ser vistos no clip a seguir:

“- Busco uma linguagem poética, contemporânea e universal. Um caminho voltado para a realidade cultural profunda do Brasil - para suas raízes - mas sem desconhecer ou ignorar tudo o que se faz no mundo.

- Favorável ao intercâmbio cultural intensivo entre todos os povos e nações, sou, entretanto, contra o colonialismo cultural sistemático e o servilismo.

- A iconologia afro-ameríndia-nordestina-brasileira está viva. É uma imensa fonte - tão grande quanto o Brasil - e devemos nela beber, com lucidez e grande amor.

- O que eu quero é estabelecer um design (Riscadura Brasileira), uma estrutura apta a revelar a nossa realidade.”

 

Rubem Valentim

               250px-SolarDoUnhao-bw

Capoeira

O blog já mostrou a música da capoeira, descreveu o berimbau e suas origens e agora mostra a luta-dança, em clipe postado por teimosia com os mestres Nô e Lua de Bobó jogando:

 

Capoeira–Mestres Nô e Lua

Marcela Bellas

Música “Alto do Coqueirinho” – vídeo oficial da cantora –, do disco “Será Que Caetano Vai Gostar?”. Para quem não sabe, Alto do Coqueirinho é um bairro de Salvador e a música faz uma sátira, traduzindo o nome do bairro para o inglês.

 

Marcela Bellas–“Alto do Coqueirinho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário