quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Carta de Conjuntura/Ipea – Dicas de Filmes

 

Conjuntura Econômica

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em sua 15ª Carta de Conjuntura relativa ao 3º trimestre de 2011 apresentou dados que, segundo seus analistas, demonstram que a inflação está controlada no Brasil, apesar do aumento dos preços de serviços (como água, luz, gás) e transportes ocorrido em trimestres anteriores. Outra constatação dos analistas foi a desaceleração do repasse da alta dos preços no atacado aos preços ao consumidor. Eles também apontam para um cenário de preços reduzidos e crescimento em 2012.

Segundo o economista Leonardo Carvalho, um dos colaboradores da Carta de Conjuntura, o Brasil apresentou crescimento positivo e dentro do esperado ao longo do ano. “Na média anual o crescimento seria da ordem de 2,8% a 3,0%, mas esperamos chegar aos 3,3%”.

Para Roberto Messenberg, coordenador do Grupo de Análises e Previsões do Ipea a crítica à atual política econômica deve-se à histórica falta de alinhamento entre as políticas fiscal e monetária. “A política econômica não deve olhar só para as metas de inflação, mas fazer como se faz hoje, analisar as trajetórias dos preços dos ativos, da inflação, do emprego, dos níveis do crédito e de atividade, entre outras variáveis.” De acordo com o coordenador, “ainda levará tempo para que a política fiscal ajuste-se à condução da monetária, mas estamos no caminho correto e não há nada nele que possa assustar os trabalhadores ou os consumidores”.

 

Dicas de Filmes

Tudo pelo Poder

 

Tudo pelo Poder

Sinopse: 101 min. Drama. 14 anos. EUA. Um membro idealista da equipe de campanha de um candidato a presidente do Estados Unidos se confronta com a realidade suja da política. Baseado na peça de Beau Willimon.

Com quem: George Clooney, Ryan Gosling, Philip Seymour Hoffman, Marisa Tomei e direção de George Clooney.

Onde: Circuito UCI Orient.

Comentário: Trama interessante sobre o jogo do poder, com dose de suspense que prende o espectador.

Zona Verde

 

Zona Verde

Sinopse: 105 min. Ação. 14 anos. EUA. Durante a ocupação americana no Iraque em 2003, um subtenente recebe a missão de encontrar armas de destruição. Em vez disso, ele descobre um elaborado esquema que subverte o propósito da missão, iniciando uma busca alucinante pela verdade.

Com quem: Matt Damon, Greg Kinear, Igal Naor e direção de Paul Greengrass.

Onde: No Telecine, no próximo dia 08/01, às 19:50 h.

Comentário: Bom roteiro e cenário. Muito indicado para quem gosta de filmes de guerra e conspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário