quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Da Bahia a Nova York - Stevie Wonder–Filmes

 

Lavagem do Bonfim, da Bahia a Nova York

No dia da Lavagem do Bonfim, é interessante constatar o que brasileiros morando nos EUA fizeram como forma de manter seus laços culturais com o Brasil.  É o que mostra “Lavagem do Bonfim, da Bahia a Nova York”:

 

Lavagem do Bonfim, da Bahia a Nova York – Trailer

Documentário sobre a lavagem que ocorre no Brazilian Day em New York, exibido no Brazilian Endowment for the Arts em maio de 2009. Produzido por Goulart Filmes e Avanturi Productions. A lavagem é uma das contribuições de brasileiros na diversidade cultural da cidade.

“Acredita-se que a Lavagem teve origem nos tempos em que os escravos eram obrigados a lavarem as escadarias da Igreja do Bonfim. Desde 1804, esse ritual é feito pelas baianas todos os anos, em Salvador. Hoje o cortejo não é apenas das baianas, mas reúne também outras religiões, credos e cultos para participarem da celebração que agora alcança Nova York. Goulart revive os momentos históricos da Lavagem do Bonfim, na Bahia, até a sua estreia na Rua 46, em Manhattan, que encantou olhares de todos que passavam por perto, num verdadeiro ritual de paixão e simbolismo da cultura afro-brasileira.
It is believed that the Cleansing was originated in the times when the slaves were forced to wash the stairway of the Church of Bonfim. This ritual has been performed every year by the baianas since 1804, in Salvador. Today, not only does the procession include the baianas, but also other religions, creeds and cults to take part in the celebration that has now reached New York. Goulart relives historic moments of the Cleansing of Bonfim, in Bahia, up to its debut on 46th Street, in Manhattan, attracting every passerby's attention, in a true ritual of passion and symbolism of Afro-Brazilian culture.”

Stevie Wonder

E falando em Nova York, a cidade mais cosmopolita dos Estados Unidos, lembrei-me do cantor, compositor e ativista de causas humanitárias, nascido em 1950 em Saginaw, Michigan.

Segue o vídeo com Stevie Wonder em “For Once In My Life” gravado no Madison Square Garden, New York, em um dos concertos do 25º aniversário do Rock and Roll Hall of Fame, em 2009.

 

Stevie Wonder–“For Once In My Life”

Dicas de Filmes

Filmes-em-Cartaz

Amor e Outras Drogas

Sinopse: 109 min. - Romance - 16 Anos – EUA - Maggie é uma garota que tem medo de se apaixonar e Jamie é um rapaz cheio de charme e com muita lábia para as mulheres e para os negócios. Quando eles se encontram, um forte sentimento passa a unir os dois, capaz até mesmo de superar a doença de Maggie.

Com quem: Josh Gad, Judy Greer, Anne Hathaway, Hank Azaria e direção de Edward Zwick.

Onde: no Telecine Premium, dia 14/01 às 22:00 h.

Comentário: O filme recebeu boa indicação de uma significativa quantidade de assinantes do canal.

love_and_other_drugs

Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras

Sinopse: 129 min. - Ação/Suspense - 14 anos - EUA - Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. Watson juntam-se para superar e derrotar seu mais temível adversário, Professor Moriarty.

Onde: Rede Cinemark, a partir de 13/01.

Com quem: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace, Rachel MacAdams e direção de Guy Ritchie.

Comentário: Segundo filme de trilogia iniciada em 2009, superior ao primeiro, segundo críticos.

filmes_1090_Sherlock-Holmes-2-Poster

Nenhum comentário:

Postar um comentário