segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Finanças-Bancos Públicos-CES 2012-Banda Moinho

 

Finanças

Mais termos do mercado financeiro:

Bolsa de Valores Mercantil e Futuros – operacionaliza títulos e contratos, nas modalidades a vista e futuro, que têm como referência índices, indicadores, taxas, mercadorias e moedas.

Debêntures – são títulos emitidos por sociedades anônimas que correspondem a um empréstimo feito pelo comprador que, em remuneração, recebe uma taxa de juros fixa ou variável.

Derivativos – são ativos financeiros vinculados a outro ativo ou mercadoria. Também designa a operação financeira vinculada a um ativo negociado no mercado futuro, a termo, de opções, de swaps e outras operações financeiras.

Opções – nesse mercado uma parte adquire o direito de comprar ou vender determinado objeto negociado em data e com preço previamente estipulados.

Mercado Futuro – comprador e vendedor assumem compromisso em determinada operação financeira referente a um ativo para liquidação física ou financeira em data futura. A existência do ajuste diário viabiliza a troca de posições com ocorrência de lucros e prejuízos.

Mercado a Termo – compromisso de compra e venda de contratos com liquidação física e financeira em data futura, com as partes ficando vinculadas entre si até a liquidação do contrato.

Mercado de Swaps – troca de índices de rentabilidade por outro podendo envolver aumento de exposição ao risco.

Hedge – este tipo de operação busca proteger investimentos contra oscilações bruscas de preços. Também podem ser usadas como forma de especulação por envolver assumir no mercado derivativo posição oposta a que se tem no mercado à vista.

Bancos Públicos

O Ipea publicou em 10/01/2012 o Comunicado “Presença do Estado no Brasil”. Entre os vários temas que foram levantados e analisados, a atuação dos bancos públicos e a contribuição destes para a diminuição das diferenças econômicas entre as regiões do país, foi um deles.

O estudo informa sobre a importância dos bancos públicos federais, “como importante elo do Sistema Financeiro Nacional no provimento de crédito à população”. Também afirma que o atendimento bancário à população continua incipiente.

O gráfico a seguir é a representaçãopor estado da relação entre o total de municípios e municípios com agências públicas bancárias em 2009:

image

Gadgets – CES 2012 – O que foi mostrado – It what were shown

O vídeo mostra alguns dos muitos equipamentos e novas soluções apresentados na mais recente edição da feira de Las Vegas:

 

CES 2012–Dica da Hora

Banda Moinho

Clipe da musica “Esnoba” da Banda Moinho, com a baiana Emanuele Araujo:

 

Esnoba–Banda Moinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário