segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Desigualdade Social–Finanças–Nação Zumbi

 

Desigualdade Social

A Oxfam, organização voltada para a erradicação da pobreza e da injustiça social presente em 92 países e que no Brasil tem sede em Recife (PE) e escritório em Brasília (DF), divulgou neste mês de janeiro o informativo “Deixados para trás pelo G20?” em que alerta que a desigualdade social e a degradação econômica ameaçam excluir os pobres dos benefícios do crescimento econômico.

A citação ao Brasil no estudo baseado em método comparativo, indica que o país só fica abaixo da África do Sul no quesito desigualdade ao analisar-se a influência dos 10% mais pobres da população na renda nacional. Nas piores posições, também estão os emergentes México, Rússia, Argentina, China e Turquia.

No encaminhamento das soluções para o problema, a Oxfam afirma que “o conjunto exato de políticas deve ser adaptado a cada contexto nacional, mas as políticas de países em desenvolvimento bem sucedidos sugerem os seguintes pontos de partida: transferências redistributivas; investimento em acesso universal a saúde e educação; taxação progressiva; remoção de barreiras aos direitos iguais e às oportunidades para as mulheres; mudança na posse da terra, garantindo o acesso adequado à terra e a outros recursos, e investimento nos pequenos produtores de alimentos”.

O Brasil e o trato da questão desigualdade social – em relação ao Brasil o documento afirma que a redução da pobreza depende do combate à desigualdade e que há bons sinais para o futuro. Entre 1999 e 2009, quase 12 milhões de pessoas escaparam da pobreza absoluta (renda inferior a $1,25 por dia) e, com crescimento do PIB de 3,8 % para 2011, 3,6 % para 2012 e 4% até 2020, o estudo prevê a redução da pobreza em mais 2/3, ou seja, mais de 5 milhões de pessoas.

O estudo conclui que o desempenho anterior do Brasil mostra como um país com alta desigualdade e comparativamente baixo crescimento pode reduzir a pobreza tratando da desigualdade.

Sobre o tema desigualdade social, a ministra de Desenvolvimento Social se manifestou afirmando que o Brasil é reconhecido como o país que mais vem reduzindo desigualdade, tirando 28 milhões de pessoas da pobreza e mantendo uma meta de incluir 16 milhões de brasileiros”.

Fonte: oxfam.org

Mercado de Ações

Análise Fundamentalista - Instrumento utilizado para a análise de investimento em ações, busca estudar a situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa e suas expectativas e projeções para o futuro com a finalidade de obter o valor tangível da companhia. A análise fundamentalista interpreta dados fundamentais de uma empresa através de demonstrativos financeiros como balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, origem e destinação de investimentos, fluxo de caixa e etc., além de indicadores como:

ROE – o retorno sobre patrimônio (returno on equity) indica a capacidade da empresa de agregar valor a ela mesma utilizando seus próprios recursos, ou seja, o quanto ela consegue crescer usando os recursos que já dispões;

ROIC – retorno sobre capital investido (return on invested capital) determina como uma companhia gere o fluxo de caixa relativo ao capital que investiu em seu negócio. É definido como o lucro de exploração dividido pelo capital investido e expressado geralmente como uma porcentagem;

Lucro/Ação – representa a parcela do lucro líquido referente a cada ação em um determinado período. Desse valor resulta o índice Preço/Lucro por ação (P/LPA) usado para medir quão baratos ou caros os preços das ações estão e que serve também como um marcador de problemas e de oportunidades de negócio.

Patrimônio Líquido – valor líquido do total de bens de uma empresa que, dividido pelo número de ações, apresenta a valor patrimonial de cada ação que, em tese, seria o valor mínimo negociação da ação;

Preço Justo/Ação – é um conceito que envolve, para uns, o preço médio de mercado de uma ação ao longo dos anos e, para outros, a análise do fluxo de caixa descontado da empresa que é fluxo de caixa trazido ao presente por meio de uma determinada taxa de desconto.

Nação Zumbi

O grupo pernambucano, que perdurou após a morte de Chico Science e está para lançar o DVD “Ao Vivo em Recife”, veio recentemente a Salvador para apresentações. Nesse clipe, a canção “Música no Olimpo”:

 

Nação Zumbi–“Música no Olimpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário