quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lavagem/Hino do Bonfim - Seca - Samsung ST600

 

Bonfim

Lavagem do Bonfim

E amanhã acontece mais uma Festa do Bonfim, a maior festa de largo de Salvador. Um “quase” feriado que, a exemplo do ano passado, deverá ter a participação de 1 milhão de pessoas.

A festa, que tem como forte característica o sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé, tem, como seu ponto alto, a lavagem das escadarias da Igreja Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim ao final do cortejo, que se inicia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.

Em anos passados o evento correu o risco tornar-se um pré-carnaval, com o percurso do cortejo tomado por trios elétricos de blocos carnavalescos. Ações de controle e organização, porém, garantiram à festa o seu caráter de comemoração religiosa que se inicia com a procissão, após queima de fogos e tendo à frente as baianas carregando seus vasos com a água de cheiro.

Hino do Bonfim

O Hino do Senhor do Bonfim é uma homenagem ao protetor da Bahia, de autoria de João Antonio Vanderlei – música - e Arthur de Salles – letra -. O clip a ser visto é uma montagem com a gravação de Gal, Caetano, Gil e Os Mutantes, de 1968, do disco Tropicália:

 

Hino do Senhor do Bonfim – Gal, Caetano, Gil e Os Mutantes - 1968

 

Estado de Emergência

A Defesa Civil da Bahia informou ontem que 123 municípios do estado decretaram estado de emergência por causa da seca, sendo 121 na região do semiárido. As perdas estimadas na agricultura familiar de feijão, milho e mandioca são de 70%.

As ações emergenciais adotadas pelo governo do estado incluem abastecimento de água potável para consumo humano, construção de cisternas e ampliação e limpeza dos reservatórios de água.

Samsung ST600

A ST600 é a câmera apresentada na CES 2012 pela Samsung. Com display touch de 3,5”, display frontal de 1,8”, zoom óptico de 5x e gravação de vídeos de alta definição, é a solução da empresa para quem quer estar bem enquadrado nas próprias fotos.

ST600

Nenhum comentário:

Postar um comentário