sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pelourinho-Sérgio Mendes, Brown, wil.i.am e Siedah-Balé Folclórico da Bahia-Dicas de Fim de Semana

 

Onde Passear - Pelourinho

A história do bairro está ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Souza primeiro governador-geral do Brasil, que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica, no alto e próximo ao porto. Até o início do século XX era um bairro de residencia e comércio, mas a partir dos anos 1960, sofreu um forte processo de degradação e somente a partir dos anos 1980, com o reconhecimento do casario como patrimônio da humanidade pela UNESCO e, depois, em 1990, com a revitalização da região, o Pelourinho transformou-se num polo de atração cultural.

O Pelourinho compõe-se de ruas estreitas, enladeiradas e com calçamento em paralelepípedos que levam a construções históricas, lojas, bares e restaurantes e recomenda-se certo cuidado com relação à delinquência ao transitar por lá em horários e locais de pouco movimento.

Galerias, igrejas e museus são muitos no bairro, podendo-se citar:

Galerias

SOLAR FERRÃO - Rua Gregório de Mattos, nº 45 – Pelourinho. Tel.: (71) 3117-6380.

FUNDAÇÃO PIERRE VERGER - Endereço: Rua da Misericórdia, nº 09, Loja 1 – Praça da Sé. Tel.: (71) 3321-2341.

Igrejas

Catedral Basílica - Considerada a mais rica de toda a arte barroca luso-brasileira.. No interior, as talhas dos altares contam a história da evolução dos estilos da arquitetura na Bahia. Endereço: Praça 15 de novembro, s/nº – Terreiro de Jesus - Tel.: (71) 3261-5243.

Ordem Terceira de São Domingos - Concluída seis anos após o seu início, tem na fachada estilo rococó e talha atual neoclássica. O teto da nave é em concepção ilusionista. Endereço: Praça 15 de novembro, s/nº – Terreiro de Jesus - Tel.: (71) 3242-4185.

São Francisco - Considerada uma das mais ricas igrejas do país, tem todo o interior coberto em ouro. Painéis de azulejos contam a história do nascimento de São Francisco e sua renúncia aos bens materiais.. Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco - Endereço: Praça Anchieta, s/nº – Centro Histórico. Tel.: (71) 3322-6430.

N. Sra. do Rosário dos Pretos - Sua construção foi iniciada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho. A fachada reúne trabalhos delicados e belíssimas torres. Nos fundos, localiza-se um antigo cemitério de escravos.Endereço: Praça José de Alencar, s/nº – Largo do Pelourinho. Tel.: (71) 3321-6280.

Museus

Da Misericórdia - Fazem parte do seu acervo, pinturas, esculturas, imaginária, imobiliário, prataria, ourivesaria, azulejaria, alfaias a paramentos datados do século XVII e XIX. Localização: Rua da Misericórdia – Centro Histórico. Tel.: (71) 3322-7666.

Arqueologia e Etnologia da UFBA - Localizado no edifício que abrigou o colégio dos Jesuítas, apresenta objetos arqueológicos pré-coloniais e coloniais. Localização: Terreiro de Jesus, s/nº, Antiga Faculdade de Medicina – Pelourinho. Tel.: (71) 3283-5530.

Afro-Brasileiro - Expões objetos representativos da cultura africana e peças relacionadas à religião afro-brasileira na Bahia. Localização: Terreiro de Jesus, s/nº, Antiga Faculdade de Medicina – Pelourinho. Tel.: (71) 3321-2013.

Ordem 3ª de São Francisco - Acervo de arte sacra. Localização: Rua Ordem Terceira – Centro Histórico. Visitação: Segunda à domingo – 8h às 17h. Tel.: (71) 3321-6968.

Abelardo Rodrigues - O seu acervo possui a mais valiosa coleção de arte sacra do Brasil. Localização: Rua Gregório de Mattos, nº 45 – Pelourinho. Tel.: (71) 3117-6380.

Casa de Jorge Amado - O espaço cultural foi criado com o intuito de preservar, estudar e expor o trabalho do grande romancista baiano, Jorge Amado. Localização: Largo do Pelourinho – Centro Histórico. Tel.: (71) 3321-0122.

Onde Comer

O Restaurante Senac Pelourinho na Praça José de Alencar, nº 13/19 - Largo do Pelourinho - é a indicação, ao lado de outras opções. O bufê com a cozinha baiana é o carro-chefe. Abre de segunda a sábado para almoço e jantar e também dispõe de bufê por quilo. Tel.: (71) 3324-4550 

Fontes: pt.wikipedia.com.br e ba.gov.br

Sérgio Mendes, wil.i.am, Siedah Garrett e Carlinhos Brown

“Funky Bahia”, num vídeo, muito bem gravado e editado, com imagens de Salvador – Pelô, inclusive –.

 

“Funky Bahia”

Balé Folclórico da Bahia

 

Balé Folclórico da Bahia

“Based in the heartland of Afro-Brazil, the 38 dancers, singers and musicians of Balé Folclórico Da Bahia transform traditional culture into "a spectacular display of color, movement, music and drama" (Chicago Sun-Times). The acclaimed troupe celebrates candomblé, the uniquely Bahian spiritual practices rooted in the Yoruba religion brought to Brazil by West African slaves. To the accompaniment of live music, singing and drumming, the dancers "push themselves to their physical limits...they dance so hard that their spirits show" (Dance Magazine).

Originados no coração da afro-brasilidade, 38 dançarinos, cantores e músicos do Balé Folclórico da Bahia transformam cultura tradicional em ‘espetacular exibição de cor, movimento, música e drama’ (Chicago Sun-Times). A aclamada companhia celebra o candomblé, a prática espiritual unicamente baiana com raiz na religião Yorubá trazida para o Brasil pelos escravos do Oeste africano. Para o acompanhamento da música ao vivo, cantando e batucando, os dançarinos “colocam-se em seus limites físicos...eles dançam de forma muito forte aquilo que seus espíritos demonstram”.”

Fonte: Balé Folclórico da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário