sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comércio–Mercado Modelo–Capoeira

 

As dicas deste fim de semana vêm da Cidade Baixa, mais precisamente do Comércio onde estão o Porto de Salvador, Distrito Naval, Associação Comercial da Bahia, Marina, Terminal Turístico Marítimo, Igreja da Conceição e Plano Inclinado Gonçalves.

No bairro, cujo surgimento está ligado à própria fundação de Salvador no século XVI e que teve seu traçado atual planejado e executado a partir de 1910 com um grande aterro que foi realizado, estão também dois dos mais famosos pontos turísticos da cidade – o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, este datado de 1872 e construído para fazer a ligação entre Cidade Alta e Cidade Baixa.

Onde Passear

220px-Mercado_modelo_salvador_bahia

O Mercado Modelo é mais um daqueles pontos turísticos muito procurados pelos que visitam a cidade, mas que os habitantes pouco visitam ou sequer conhecem. O prédio centenário localizado na Praça Cayru foi recuperado, com a atual disposição interna, após o último incêndio que ocorreu em 1984 e nele estão instalados cerca de 200 lojas que vendem produtos artesanais e outros ligados à cultura baiana.

Depois de passear pelo mercado e, eventualmente, fazer compras, um complemento para o passeio é aproveitar a vista da Baía de Todos os Santos, observar exemplos históricos de arquitetura nas proximidades e, depois, seguir para a Praça Municipal pelo Elevador Lacerda e provar os deliciosos sorvetes d’A Cubana, a sorveteria mais antiga de Salvador que iniciou suas atividades em 1930, tendo, ainda, como pano de fundo a baía que encanta desde 1501.

220px-Elevador_Lacerda_Salvador_Bahia            250px-Vitoriadomar

Onde Comer

No Comércio, o Bistroquet, restaurante localizado na Rua José Pires Albuquerque nº 4 – imediações da Associação Comercial - é a indicação. Ar condicionado muito bem regulado, serviço atencioso, decoração que chama atenção por incluir peças como um rádio do tempo dos nossos (bis)avôs, acomodações confortáveis e principalmente, lógico, a cozinha que propicia o filé mignon Bordelaise e o bacalhau Barcelona. Para os que estiverem com pouco tempo disponível, o prato do dia é uma opção rápida.

O restaurante abre para o almoço e o telefone para informações é o 71 32438442.

Capoeira

Uma apresentação de capoeira é oportunidade quase certa para quem vai ao Mercado. Quem presenciar a demonstração, estará assistindo a uma exibição de arte marcial desenvolvida por descendentes de escravos africanos que une esporte, cultura popular e, de forma diferenciada de outros tipos de luta, musicalidade. No clip, a música de capoeira “Oh Lelê, Maculelê, Paranauê”:

 

Música de Capoeira

Fontes: singturbahia.blogspot.com, pt.wikipedia.org

Fotos: opengalleries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário