segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Finanças, Economia e Myrella Nascimento/Caymmi

 

Mercado Financeiro

No mercado de valores mobiliários existem palavras, termos e expressões específicas, tal qual em outras áreas do conhecimento, cujos significados são mais ou menos disseminados. Com  a intenção de facilitar a vida dos(as) interessados(as), vou passar a apresentar as/os mais relevantes, a meu ver, com os devidos significados. Começando então, temos:

Volatilidade – variação da cotação de uma ação ou carteira de ações em relação ao mercado financeiro onde está inserida ou ao próprio mercado internacional, num determinado período de tempo.

Suporte – na análise técnica, também denominada análise gráfica, de uma ação ou carteira de ações, indica a linha a qual, num processo de baixa, os preços dificilmente ultrapassarão, num determinado período de tempo. O suporte é, então, estabelecido no período de baixa de preços quando as vendas são superiores às compras até um determinado momento.

Resistência – na análise técnica de uma ação ou carteira de ações, é a linha oposta ao suporte, indicando, num processo de alta de preços, o valor máximo de uma ação, num determinado período de tempo. A resistência é estabelecida pelas compras superiores às vendas.

Ação – é a menor fração do capital social da empresa que é a própria empresa. As ações de companhias de capital aberto e assemelhadas são negociadas, fundamentalmente, em bolsas de valores.

Dividendo – é a parcela do lucro da empresa, após os devidos descontos a favor do estado, distribuído conforme a legislação. Em regra, todo acionista tem direito a dividendos, na mesma proporção da participação no capital.

JCP – o juro sobre capital próprio é a outra forma de distribuir o lucro entre os acionistas, sendo que, por ser tratado como despesa, cabe a incidência de imposto de renda sobre o recebido, ficando isenta a empresa dessa obrigação fiscal.

Conjuntura Econômica

Ainda da Carta de Conjuntura divulgada em dezembro de 2011 e produzida pelo Ipea, tem-se as seguintes informações pinçadas sobre política monetária e dívida do governo:

Mercado de Juros – “A sequência, pela terceira vez consecutiva, das reduções do nível da taxa básica de juros SELIC, entre finais de agosto e de novembro de 2011, consubstanciou um deslocamento sistemático para baixo, em bloco, de toda a estrutura a termo no mercado de juros. Desse modo a estrutura a termo das taxas de juros no Brasil parece mover-se na direção de um estado convencional de normalidade, com níveis mais próximos dos vigentes nos mercados internacionais.”

Evolução da Receitas e Despesas Federais – “Os dados de alta frequência das receitas e despesas indicam que nos dez primeiros meses do ano a União já cumpriu aproximadamente 93,5% de sua meta de superávit primário, ou seja, R$ 85,7 bilhões de R$ 91,7 bilhões”.

Nota: Informações dão conta que o setor público cumpriu em 99%, através de arrecadação e contenção de investimentos, as metas de superávit estabelecidas.

Myrella Nascimento

Sexta-feira passada comentei sobre Itapuã que tornou-se uma praia conhecida em todo o Brasil a partir do sucesso da música “Saudade de Itapuã” de Dorival Caymmi , cantor, compositor, pintor e ator bahiano nascido em 1914 e que faleceu em 2008.

No vídeo, Myrella Nascimento interpreta em um arranjo jazz, “Marina Morena”, mais um dos grandes sucessos do baiano ilustre, em show em São Paulo.

 

Myrella Nascimento – Marina Morena - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário