sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tarde em Itapuã e Compras Online

 

praia-de-itapua-bahia-1324079931314_300x300             06012012(001)

Dica de Fim de Semana

A dica hoje é um passeio por Itapuã o local que inspirou Vinicius de Moraes a compor, com a parceria de Toquinho, a música “Tarde em Itapuã”.

O significado do nome Itapuã é de origem tupi e para uns é “pedra que ronca”, em razão de uma pedra que existia e que roncava na maré vazante, ou “pedra de ponta” ou ainda “ponta de pedra”, nesse caso, por ser formada pela aglutinação dos vocábulos indígenas ita e apuã.

O local cresceu ao redor de uma pequena vila de pescadores e, hoje, está localizado entre as praias de Piatã e Stella Maris, tendo como um de seus destaques a estátua da Sereia, de autoria de Mário Cravo.

Nele, também, está situado o Parque Metropolitano do Abaeté, uma área de proteção ambiental onde se situa a lagoa de águas escuras de mesmo nome que, em tempos passados, era utilizada pelas lavadeiras para a lavagem das roupas.

O mar de Itapuã é, normalmente, tranqüilo e as ruas J e K estão entre os principais pontos de referência para os banhistas, além da praia do farol.

Complementando, o poeta Vinicius – que morou no bairro nos anos 1970 - e Toquinho interpretam a antológica canção:

 

Tarde em Itapuã–Vinicius e Toquinho

Fontes: www.vertentes.ufba.br/ e www.culturatododia.salvador.ba.br/

Compras on line

As compras on-line começaram a superar as feitas nos estabelecimentos físicos em determinados produtos e segmentos. A conclusão é de uma pesquisa feita pela consultoria KPMG em 31 países, entre eles o Brasil, sobre as tendências de consumo em tecnologia digital. No segmento de CDs, DVDs, livros e jogos de videogame, por exemplo, 76% dos consumidores das Américas estão mais propensos a procurar lojas virtuais e cerca de 70% tendem a comprar passagens e pacotes de viagem pelo computador, mesmo percentual observado na região da Ásia e do Pacífico.

Fonte: http://clippingmp.planejamento.gov.br/ (Correio Braziliense - 05/01/2012)

Nota: O filme Zona Verde (Green Zone) citado ontem, será exibido no canal Premium do Telecine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário