quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

São Joaquim/Orgânico-Berimbau-Magary Lord-Rede

 

Feira de São Joaquim

Considerada Feira Livre Patrimônio Imaterial da Bahia pela resistência cultural secular, espaço referência da identidade, da memória e das práticas sociais da população de Salvador e do Brasil está em processo de modernização da estrutura e capacitação dos feirantes de forma a ser transformada em cartão postal turístico.

Além de São Joaquim, o Mercado do Rio Vermelho também está em reformas. Seria interessante, a meu ver, que os novos espaços incluíssem a agricultura orgânica - que tem Mata de São João como um dos principais pólos de produção do estado atendendo a hotéis e resorts - de forma a aumentar os pontos de venda no varejo que, em forma de feiras, se instalam atualmente em Pituaçu (domingo), Shopping Boulevard 161 (quarta), Pça. Ana Lúcia Magalhães - Pituba – (quarta) e Parque da Cidade (quinta).

Berimbau

Berimbau

Instrumento de corda de origem angolana trazido pelos escravos para o Brasil e preservado na Bahia. Hoje, adornado, é vendido também como souvenir e item de decoração.

Sua origem remonta ao arco musical - no ano de 1500 AC - que se espalhou pela África, Novo México e Patagônia.

Descrição da Técnica do Berimbau na Capoeira – “Segura-se o berimbau com uma das mãos, à altura da cabaça; com a mesma mão, segura-se a moeda ou uma pedra de areia lavada que, durante o toque do instrumento, será, várias vezes, pressionada contra o arame, de forma a modificar o tom do berimbau. A cabaça posiciona-se à altura do abdome do tocador, pois este modifica-lhe o som, quando aproxima ou afasta a cabaça de seu corpo. Com a vareta na outra mão, executam-se as batidas no arame; e, na mesma mão da vareta, o tocador segura o caxixi, de forma a preencher o som da batida da vareta com o som do caxixi: uma espécie de chocalho.

Notação - A maioria dos toques de capoeira deriva de uma estrutura básica de oito unidades: xxL.L.L.

Legenda: . = pausa; x = zumbido; L = tom baixo; H = tom alto; (...) = compasso de 2 ou 4 batidas, 8 a 16 subdivisões/unidades; (..|..) = dois ou mais compassos.
(Nota: todos os caracteres possuem o mesmo tempo)

Fonte: pt.wikipedia.org

Caxixi, Moeda e Baqueta

Magary Lord

Magary Lord é o criador do estilo Black Semba e no vídeo, postado por magarylord, canta “Circulou” em apresentação na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho.

 

Magary Lord–Circulou

Protesto

O protesto contra projetos de lei que tramitam no Congresso dos EUA contra a pirataria eletrônica, promovido hoje naquele país, não atinge o Brasil. A página inicial do Google Brasil não faz referência ao ato e o Wikipedia está no ar, apenas com um aviso de sua manifestação de oposição ao proposto nos projetos e de apoio à liberdade na Internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário